MAPFRE lucra 187 milhões de euros no primeiro trimestre

A receita da MAPFRE entre janeiro e março alcançou 7, 2 bilhões de euros, 7,6% inferior ao do mesmo período do ano anterior, e os prêmios aproximaram-se a 6,2 bilhões de euros, queda de -7,2%. Este trimestre esteve bastante condicionado à ausência de resultados extraordinários, impactados pela depreciação das principais moedas para a companhia (dólar, real e a lira turca), que perderam entre 13 e 16% de seu valor, pelas taxas de juros baixas, o que se traduz em uma queda dos rendimentos financeiros.

Por sua vez, o lucro líquido foi de 187 milhões de euros (-9,3%). Descontando os extraordinários do ano passado, o lucro líquido da MAPFRE aumentou 4%.

Além disso, o índice combinado melhorou um ponto porcentual, alcançando 96,5%, graças principalmente à evolução positiva de todos os ramos na Espanha. O índice de solvência do Grupo é de 200%, em linha com a faixa de objetivos prevista pela empresa.

O patrimônio líquido ficou em 10.3 bilhões de euros, enquanto os fundos próprios alcançaram 8,5 bilhões de euros no fim de março. Os ativos totais atingiram 69,2 bilhões de euros, 2,5% superior ao do encerramento do ano de 2017. 

No período a MAPFRE investiu 50 bilhões de euros, sendo 56% em dívida soberana, 19% em renda fixa corporativa e 8% em renda variável e fundos de investimento. Cabe destacar também a qualidade desses investimentos, uma vez que 67% deles têm classificação de crédito A ou superior.

Evolução do negócio

No primeiro trimestre, os prêmios da Unidade de Seguros chegaram a 5.219 bilhões de euros (-7,2%).

Na Regional Brasil o primeiro trimestre deste ano encerrou com um volume de prêmios de 1 bilhão de euros, queda de -15,8% devido à desvalorização de 16,3% do real. Em moeda local, no entanto, os prêmios aumentaram 1%. Por ramos, seguros gerais aportou um volume de prêmios de 393 milhões de euros, enquanto os prêmios do negócio de Vida alcançaram 324 milhões, e os de Automóveis aproximaram-se a 300 milhões de euros. Por sua vez, o índice combinado melhorou, atingindo 98,3%. 

Os prêmios da Unidade de Resseguro foram de 1,1 bilhão de euros (-3,4%), enquanto o lucro líquido, no trimestre, aumentou 22,2%, alcançando 63 milhões de euros, destacando-se também o melhor índice combinado para 91,1%. A Unidade de Riscos Globais, por sua vez, registrou um volume de prêmios de 267 milhões de euros (-16,3%), com um lucro líquido de 8 milhões de euros e evolução do índice combinado de 109,5 a 92%.

Por último, as receitas da Unidade de Assistência, Serviços e Riscos Especiais alcançaram 244 milhões de euros (-19,7%), no fim do primeiro trimestre.

Pagamento de Dividendo

O Conselho de Administração da MAPFRE aprovou o pagamento do dividendo complementar, correspondente aos resultados do exercício 2017, de 0,085 euros brutos por ação em 14 de junho. Dessa forma, o dividendo total correspondente aos resultados do exercício de 2017 será de 0,145 euros por ação, isto é, 447 milhões de euros, dedicando 63,7% de seu lucro a dividendos.

Sobre a MAPFRE – No país desde 1992, a MAPFRE Brasil é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 36 mil colaboradores. Em 2017, suas receitas atingiram cerca de 28 bilhões de euros com lucro líquido de 701 milhões de euros. Especialista em seus segmentos, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e no Brasil atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde, assistência e pesquisa (por meio do CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

Fonte: CDN Comunicação