Sompo investe em nova Área de Agronegócios de olho no segmento rural

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de contratar Marcio Martinati, como novo Superintendente de Agronegócio. O executivo chega à companhia com o desafio de desenvolver novos produtos voltado à atividade rural para atender segmento que apresentou 13% de expansão em 2017, segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e foi a atividade com melhor desempenho na composição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Marcio Martinati é formado pela Unicamp em Engenharia Agrícola e conta com pós-graduação em Desenvolvimento de Produtos. Traz como bagagem a experiência de ser responsável pela inserção de grandes companhias de seguros nesse segmento de negócios. Além disso, acumula ampla experiência no desenvolvimento de seguros voltados a lavouras, florestas e rebanhos. O executivo chega à Sompo com a missão de estruturar uma área dedicada para atendimento dos produtores rurais brasileiros e desenvolver produtos e soluções de seguro inovadoras, simples e de fácil compreensão por quem não tem conhecimento ou afinidade com essa categoria de serviços financeiros.

“O mercado de seguros rurais apresenta muitas oportunidades, já que ainda é pouco explorado. Trata-se de um segmento com necessidades bastante específicas e, para atende-lo é necessário conhece-lo a fundo”, considera Martinati. “A Sompo já conta com produtos de destaque na área, como produtos voltados à proteção de equipamentos agrícolas. Agora, vamos contribuir para expandir o leque de opções de seguros com coberturas exclusivas trazendo proteção e tranquilidade aos nossos produtores rurais brasileiros”, conclui. 

O primeiro desafio de Martinati será o desenvolvimento de sua equipe, que contará com profissionais com expertise nesse mercado. Além disso, o especialista terá o suporte da da AgriSompo, plataforma global da Sompo International que tem como foco específico soluções de seguro para o segmento rural. “O agronegócio brasileiro, apesar de gigantesco, ainda carece de produtos de seguros que possam contribuir para a tranquilidade do homem do campo, principalmente devido às condições de clima adversas. Vamos nos valer de toda a expertise tanto dos especialistas brasileiros, quanto do suporte do grupo Sompo Holdings para disponibilizar produtos que possam atender ao potencial desse mercado”, acrescenta Adailton Dias, Diretor de Produtos e Sinistros da Sompo Seguros, lembrando que, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos do Brasil deste ano deve ser a segunda maior da história, com previsão de atingir 228,5 milhões de toneladas e uma área plantada de 61,6 milhões de hectares.

Experiência internacional

A iniciativa está alinhada com a estratégia da Sompo Holdings, de investir em soluções de seguros e resseguros para o agronegócio em escala global. A companhia conta com a AgriSompo, uma plataforma global que trabalha sob uma abordagem de subscrição comum com experiência e tecnologia compartilhadas em uma ampla gama de produtos para a cadeia produtiva do agronegócio. O objetivo da AgriSompo é disponibilizar soluções inovadoras de gerenciamento de riscos agrícolas adaptadas às necessidades dos produtores rurais.

Recentemente, a companhia também anunciou a compra da A&A, S.r.l, empresa que, desde 1996, é líder no mercado italiano de seguros agrícolas. A A&A deve complementar o objetivo da AgriSompo de construir capacidades globais integradas no negócio de seguros agrícolas, tanto alavancando a extensa experiência em seguro agrícola da Sompo quanto adquirindo empresas especializadas nos principais mercados. 

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing Sompo Seguros