Projetos inclusivos integram políticas de inclusão de Pessoas com Deficiência na Allianz Partners

Amanhã, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Oficializada em 2005 e celebrada desde 1982, a data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de se promover iniciativas de inclusão social. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas portadoras de deficiência no Brasil (cerca de 24% da população). No entanto, apenas 0,9% delas estão inseridas no mercado de trabalho formal (com carteira de trabalho assinada).

Luciana Montuanelli, diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners, empresa líder em assistência 24h e oferta de seguro viagem, reflete que um dos principais motivos para essa estatística alarmante consiste no fato de que as empresas ainda não adaptaram sua estrutura física para a criação de ambientes mais inclusivos. “Muitas organizações carecem de ferramentas de trabalho adaptadas para a acessibilidade digital desses profissionais”, explica.

Na contramão desta realidade, a Allianz Partners disponibiliza recursos que visam a facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual. “Entendemos a importância de investir continuamente em uma disposição de navegação inclusiva e de fácil acesso. A tecnologia permite maior independência para os portadores de deficiência”, comenta Luciana.

Deficiente visual de nascença, João Bernardelli é técnico de atendimento há 7 anos e atende diariamente clientes de uma grande montadora que ligam solicitando assistência. Bernardelli conta que a empresa disponibiliza plataformas como a Virtual Vision, que auxilia profissionais com deficiência visual a acessar sistemas e aplicativos em seus computadores, proporcionando alta performance no atendimento ao cliente.

Outra iniciativa inclusiva da Allianz Partners é o projeto Massoterapia com Deficientes Visuais. Todos os funcionários da companhia têm acesso a massagistas, e podem fazer o agendamento de sessões pela intranet. “Além de garantir bem-estar para os funcionários que recebem a sessão, os massoterapeutas cegos desenvolvem técnicas diferenciadas com toques que proporcionam alívio e relaxamento em qualquer sessão de massagem”, explica a diretora. Durante os dois últimos anos, foram realizados mais de 5.400 atendimentos aos colaboradores em todas as unidades da empresa.

O benefício e a melhora na qualidade de vida, já que a massoterapia tem como objetivo ativar a circulação sanguínea, aliviar dores e ajudar na prevenção de lesões por movimentos repetitivos, não fica restrita somente àqueles que recebem a massagem. Luciana ressalta que “os massoterapeutas cegos sentem-se mais integrados à sociedade por conta da oportunidade concedida pela companhia”.

Luciana diz que essas iniciativas são motivações para seguir trabalhando por um futuro em que pessoas com deficiência sejam vistas de forma igualitária e tenham seus direitos garantidos. “Ter uma data como essa é um momento ainda mais importante para reflexão e buscas por soluções para as dificuldades que ainda existem, já que, mesmo com o avanço dos últimos anos, ainda temos preconceito, desigualdade, exclusão e falta de acesso a diversos serviços para pessoas com deficiência”, finaliza Luciana Montuanelli.

Sobre a Allianz Partners Brasil
Dedicada a garantir proteção e cuidado mundialmente, a Allianz Partners, que pertence ao Grupo Allianz SE, é líder B2B2C em soluções de assistência de seguros nas seguintes áreas de especialização: assistência global, saúde e vida internacional, automóvel e viagem. Estas soluções, que são uma combinação única de seguro, serviço e tecnologia, estão disponíveis para clientes institucionais ou através de canais diretos e digitais sob cinco marcas de renome internacional: Mondial Assistance, Allianz Assistance, Allianz Travel, Allianz Care e Allianz Automotive. Esta família global de mais de 19.000 colaboradores está presente em 78 países, fala 70 línguas e trata 54 milhões de casos por ano, protegendo clientes e funcionários em todos os continentes. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 2.000 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 12.500 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

Fonte: Race Comunicação