Empresas reconhecem ameaça cibernética, mesmo que 50% ainda não tenha seguro, relata a Travelers

Boletim de Monitoramento | 09 de outubro de 2018

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

• Em 2 de outubro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou seu relatório anual intitulado, em tradução livre, “Construindo um Futuro Compartilhado”, com foco nos desafios atuais da globalização e em como enfrentá-los.
  • Em 2 de outubro, a Câmara de Comércio Internacional (CCI) e o Business 20 (B20) Argentina, o braço empresarial do G20, apresentaram o Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC) com uma lista de recomendações para reforçar o comércio exterior em apoio ao crescimento e desenvolvimento inclusivo.
  • Em 3 de outubro, o FMI publicou World Economic Outlook para outubro de 2018.
  • Em 3 de outubro, o FMI fez uma publicação em seu blog sobre como a credibilidade do banco central compensa em momentos de estresse.
  • Em 3 de outubro, a OMC publicou o World Trade Report 2018, que destaca o impacto transformador das tecnologias digitais no comércio.
  • Em 4 de outubro, o FMI publicou uma declaração de sua diretora-gerente, Christine Lagarde, sobre o papel de envolvimento de fundos em Estados frágeis e afetados por conflitos. Além disso, a Diretoria Executiva do FMI aprovou um plano de implementação para fortalecer seu compromisso com tais Estados.
  • Em 4 de outubro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um artigo anunciando que inspetores fiscais sem fronteiras estão fazendo um progresso significativo no sentido de fortalecer a capacidade de países em desenvolvimento para tributar eficazmente empresas multinacionais, de acordo com novo relatório.
  • Em 5 de outubro, em um discurso no Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais, em Genebra,  o vice-diretor da OMC Alan Wolff disse que, embora o sistema multilateral de comércio seja mais propício a ser sujeito de grande estresse, conflitos podem gerar melhorias no sistema.
  • Em 5 de outubro, o FMI publicou um livro intitulado “Desafios para o Banco Central: Perspectivas da América Latina” (tradução livre).
  • Em 5 de outubro, a OMC publicou um artigo no qual o painel de alto nível pede a integração de Estados frágeis na economia global.
  • Em 8 de outubro, o FMI publicou uma nota de discussão de equipe sobre gênero, tecnologia e o futuro do trabalho.
  • Em 8 de outubro, o FMI publicou uma nota de discussão de equipe sobre os ganhos econômicos advindos da inclusão de gênero.
  • Em 9 de outubro, o FMI fez uma publicação em blog sobre como o crescimento global fica estagnado quando os riscos econômicos se materializam.

Fonte: CNseg