A mão invisível do seguro na construção da sociedade

Os leitores poderão conferir, nesta edição, o papel do seguro na construção de uma sociedade mais progressista e inclusiva, ao conhecer, em detalhes, o documento “Propostas do Setor Segurador Brasileiro aos Presidenciáveis”. Trata-se do estudo da CNseg e das quatro Federações que lista 22 ações que, se materializadas, poderão fazer a diferença e beneficiar a economia, o conjunto da sociedade e ajudar o poder público a repartir com o seguro enormes desafios que os futuros governos, sozinhos, não serão mais capazes de dar conta.

E ainda: uma pesquisa de técnicos do Ipea apresenta as premissas para aumentar a produtividade das micro e pequenas empresas, algo recomendável em todo o mundo para ampliar a oferta de empregos e aumentar a renda nacional.

Outra reportagem constata o avanço do mercado pet. O Brasil reúne a quarta maior população de animais de estimação no mundo, uma evolução que salta aos olhos pelos gastos de seus donos e exige mais produtos de seguros para serem oferecidos aos pets. O seguro ainda engatinha nesse nicho de mercado.

E mais: pesquisa da ONU, publicada nesta edição, coloca no radar uma preocupação que deve estar na agenda dos gestores públicos. O enorme contingente de trabalhadores na América Latina que não possui qualquer tipo de proteção social. Um encontro marcado com o desamparo e desalento, caso nada seja feito em prol dos mais de 145 milhões de pessoas que trabalham sem vínculo ou benefícios sociais, inclusive no Brasil.

Já os profissionais liberais, se ainda não têm, devem pensar em ter proteção para os chamados erros profissionais. Reportagem sobre o tema constata aumento da litigância entre pessoas físicas, profissionais liberais e empresas em relação a quem paga a conta do dano deixado por erro ou omissão profissional. A Justiça recebe uma média diária de 70 novas ações apenas de queixas de erros médicos.

Confira ainda a discussão sobre acesso a dados pessoais na Europa envolvendo montadoras e seguradoras; o crescimento da procura de seguros que cobrem a inadimplência e as notícias setoriais de Seguros Gerais, Saúde Suplementar, Previdência e Capitalização.

Acesse aqui para ler na íntegra.

Fonte: CNseg