Mercado de consórcio bate recorde de vendas em 2018, segundo dados do Anuário 2019 divulgado pela ABAC

2018 foi um ótimo ano para o mercado de consórcios. Desde 1960 nunca os resultados alcançados pelo setor, em vendas de cotas e negócios contratados, foram tão altos, é o que mostra o Anuário 2019 do Sistema de Consórcios, publicado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).

No último ano, o número de adesões ao consórcio foi o maior já registrado, desde que a modalidade surgiu. Foram 2,6 milhões de novas cotas vendidas, aumento de 9,1% comparado ao mesmo período de 2017: 2,38 milhões de adesões.

As pessoas estão cada vez mais interessadas em planejar seu consumo e adquirir bens por meio do autofinanciamento e de todas as qualidades que os consórcios oferecem. Um número que prova esse interesse é os 7,128 milhões de participantes ativos contabilizados em dezembro de 2018.

O aumento na procura por consórcios impacta em outros setores da economia. Em todo o ano passado, os brasileiros contrataram R$ 106 bilhões em créditos. Isso quer dizer que nos próximos anos, mediante contemplação, eles serão responsáveis por injetar recursos bilionários no mercado.

De todas as regiões do Brasil, o Sudeste é líder em todos os indicadores (vendas, participantes ativos e contemplações) do Sistema de Consórcios: 38,5%, 1 milhão, ocorreram nessa região. Seguida do Nordeste, com 26,1% e pelo Sul, 14,9%.

Para comentar esses dados e discutir o cenário positivo vivido pelo mercado de consórcio, deixamos à disposição o Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon.

Fonte: Blog SEGS