SulAmérica faz ações com mulheres que não fizeram prevenção anual


O câncer é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. E, para agravar o quadro, o cenário de pandemia impactou a realização dos exames preventivos. Em um levantamento, a SulAmérica percebeu que mais de 20% de suas beneficiárias entre 50 e 69 anos não tomaram as medidas de prevenção anuais. Comparando os dados do ano passado e de 2020, os exames de mamografia e Papanicolau, por exemplo, tiveram uma redução importante entre março e junho.

Com as descobertas do estudo, a SulAmérica intensificou as iniciativas em linhas de cuidado especializadas na Saúde da Mulher como forma de incentivo à prevenção anual. A ideia é estimular beneficiárias que não têm mantido suas rotinas com o ginecologista e com os exames de rastreamento. E, dessa forma, oferecer informação e oportunidades para apoiá-las para o agendamento de consulta, inclusive a distância, e também a realização da mamografia e do Papanicolau – os principais recursos disponíveis para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero.

A predição de incidências de casos de câncer no mundo feita pela OMS aponta que em 2040 teremos cerca de 29,5 milhões de pessoas com câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama corresponde a cerca de 28,1% dos casos novos da doença a cada ano no Brasil. Nos Estados Unidos, um estudo da EHRN aponta que houve redução de 63% na realização de exames de rastreamento de Câncer de mama e 67% de Colo de útero durante a pandemia.

Os cuidados com as beneficiárias não ficam só na prevenção e rastreamento. Por meio do Programa Saúde Ativa, a SulAmérica oferece diversas iniciativas de promoção e prevenção à saúde, e uma delas é o Programa Oncologia, onde as beneficiárias com câncer têm acompanhamento em todas as fases da doença: desde o momento do diagnóstico, durante o tratamento, até o desfecho clínico.


Fonte: JRS.