CNseg: 70 anos de representação do setor segurador

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2020 – Este ano, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) completa sete décadas de representação do setor segurador brasileiro. A trajetória dessa representatividade estará, ao longo de 2021, em destaque na série “CNseg: 70 anos fazendo história”, produzida pelo Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador da CNseg (CEDOM), composta por tópicos especiais sobre as ações e iniciativas mais relevantes realizadas ao longo desse período.

Os conteúdos da série, a serem publicados mensalmente no site do CEDOM (cedom.cnseg.org.br), permitirão aos leitores fazer uma viagem no tempo, conhecer capítulos marcantes do setor de seguros nacional e conferir o papel da CNseg na proposição de ideias inovadoras desde sua fundação, em 1951 – à época, estruturada como federação.

A série “CNseg: 70 anos fazendo história” rememorará algumas das bandeiras do setor, defendidas pela Confederação. Entre as quais, destacam-se: o reconhecimento de sua importância estratégica para o crescimento sustentado da economia nacional, o empenho em disseminar a cultura do seguro e o aprimoramento do relacionamento com os consumidores. Ao longo dessas décadas, a Confederação esteve presente em momentos importantes da história do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País com o fortalecimento do setor segurador nacional.

1951 – 2021

A entidade de representação máxima do setor (atualmente, CNseg) foi criada em plena era desenvolvimentista dos anos 50, caracterizada por enormes transformações ocorridas no Brasil, em consequência da industrialização acelerada e de ações de modernização econômica, sem falar nas mudanças na esfera política e na seara do comportamento. Surgiu um ano depois da inauguração da primeira emissora de tevê na América do Sul, um ano antes da fundação do atual BNDES e dois antes da Petrobras, testemunhando o Brasil crescer “50 anos em 5”, tendo em vista o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.

Para marcar a data, outra iniciativa da CNseg foi a criação de um selo comemorativo dos 70 anos de sua fundação. O selo está presente no portal da CNseg (cnseg.org.br), bem como em suas publicações, assinatura de e-mails e documentos da entidade.

Mais informações em cnseg.org.br

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Fonte: CNseg.