CEO da Porto Seguro revela que vai facilitar vida do corretor em 2021

Uma das poucas empresas que conseguiram passar ilesas pela crise causada pela pandemia foi a seguradora Porto Seguro, maior no segmento de veículos no mercado brasileiro e a terceira colocada no ranking geral da Superintendência de Seguros Privados (Susep), segundo dados de 2019. As informações foram dadas pelo site ‘Isto É’, no último dia 18/02. Ainda de acordo com a reportagem, Em 2020, a despeito do ambiente hostil, a companhia cresceu 3,2% na comparação com 2019 e fez R$ 18,9 bilhões.

“Passar mais tempo em casa, ver amigos precisando de seguro saúde e de vida, fez com que as pessoas mudassem suas prioridades”, afirmou Roberto Santos, CEO da Porto Seguro, ao site. A percepção de risco dos consumidores brasileiros, mais atentos à incerteza do amanhã, também mudou durante a crise, o que deve se tornar definitivo, na visão do executivo. “São mudanças comportamentais que têm a ver com o conceito de proteção. Será um legado bastante importante”, afirmou. E justamente nesse ambiente de maior prevenção que a Porto Seguro pretende turbinar seus resultados. Pelos cálculos do CEO, a companhia vai dobrar o número de clientes, passando dos atuais 8,5 milhões para cerca de 17 milhões dentro dos próximos cinco anos.

Uma das razões do crescimento da Porto Seguro foram os seguros de saúde, de vida e patrimonial, que apresentaram alta de 11%, 2,6% e 6,6%, respectivamente. O crescimento dessas áreas, observou o CEO, só aconteceu pela mudança de pensamento causada pela Covid-19. “Quando deparamos com o risco iminente da morte, como tem ocorrido na pandemia, valorizamos mais a importância do seguro”, afirmou Santos.

Já atento a um novo cenário no Brasil, a Porto Seguro também aumentou o número de negócios sob o guarda-chuva do grupo. A divisão em seguros, saúde, negócios financeiros e serviços será, de acordo com o que foi informado a IstoÉ, uma forma de aumentar a visibilidade dos produtos e operações prestados pela empresa. Essas verticais sempre possuíram participação importante no grupo. “Mas o seguro de automóveis acabava fazendo sombra e tirando o brilho de todos os outros”, disse Santos. Até 2025, a Porto Seguro pretende que as quatro vertentes se tornem independentes e se expandam.

“Costumo dizer que temos um pré-sal dentro de casa. Vamos utilizá-lo com sabedoria e muita tecnologia para fazer a oferta certa ao cliente certo”, afirmou o CEO. Como parte do aprimoramento tecnológico – responsável por 95% dos R$ 329 milhões investidos pela companhia em 2020 –, no final de janeiro a Porto Seguro anunciou a compra de 74,6% da Segfy, plataforma de soluções tecnológicas voltada para corretores de seguros. Sem divulgar o valor da aquisição, o CEO diz que a plataforma terá papel fundamental no plano de expansão da Porto Seguro. “Vamos facilitar a vida do corretor, fidelizá-lo e, posteriormente, ampliar a plataforma para todos os outros serviços oferecidos pelo grupo.”

Mas essa não deve ser a única aquisição. “Montamos um venture capital para investirem empresas que têm sinergia com a gente e em operações que possam aprimorar nossos conhecimentos. O mercado de seguros vai crescer muito no País”, afirmou.

Fonte: Seguro Gaúcho.