CNseg completa sete décadas de representação do setor segurador brasileiro

24 de Junho de 2021 - CNseg - A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) é uma associação civil, com atuação em todo o território nacional, que congrega as Federações que representam as empresas integrantes dos segmentos de Seguros, Previdência Privada Complementar Aberta e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

CNseg, que assumiu as atribuições associativas da Fenaseg, “chega aos 70 anos com a certeza de ter cumprido sua missão até aqui, que é a de contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País”, afirma o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Marcio Coriolano, em mensagem em vídeo, em celebração pelas sete décadas de existência da instituição, completadas neste 25 de junho de 2021.

A CNseg, lembra, Coriolano, “surge como resposta ao espírito desenvolvimentista da década de 1950 e, ao longo de sua história, fomentou debates sobre muitos temas pertinentes às seguradoras, aos consumidores e ao país”. Atualmente, ela representa “um setor cuja receita anual corresponde a mais de 6% do PIB, gera 175 mil empregos diretos e detém investimentos equivalentes a quase ¼ da dívida púbica brasileira”, complementou.

>> Clique aqui para conhecer a Missão, Visão e Valores da CNseg

Mas a contribuição da Confederação não se limita ao passado e ao presente, tendo ainda “muito a contribuir para a retomada do crescimento do país em bases sustentáveis”, razão pela qual “vem ampliando os espaços voltados para a discussão de temas referentes ao desenvolvimento do sistema de seguros privados”, concluiu ele.

Os três últimos presidentes da CNseg também prestaram homenagem à Confederação em depoimentos gravados em vídeo. Jayme Garfinkel, presidente entre 2015 e 2016, disse que foi uma grande honra ter sido presidente da Confederação e que esta celebração pelos 70 anos pode ser um momento importante para reafirmarmos o valor do seguro para toda a sociedade, enquanto instrumento de proteção.

Jorge Hilário, presidente entre 2010 e 2013, afirmou que o importante nesta celebração pelos 70 anos é olhar para o futuro da instituição. É saber como enfrentaremos os grandes desafios de lidar com as novas tecnologias e de dar a devida atenção às novas necessidades dos segurados.

Por sua vez, João Elisio, presidente entre 1992 e 2010, disse que os momentos mais felizes de sua vida profissional ocorreram quando era presidente da CNseg devido à importância do setor para o país. Ele destacou que, diferentemente de outras profissões, que tendem a desaparecer com a modernidade, a do segurador tende a ganhar ainda mais importância, pois é por meio do seguro que as pessoas podem oferecer tranquilidade e segurança para si e para a sua família.

Jayme Garfinkel

Jorge Hilário

João Elisio

A celebração pelos 70 anos da CNseg conta ainda com uma série de outras ações, que incluem matérias sobre a história da Confederação Nacional das Seguradoras em seus diversos canais de comunicação, como a Rádio CNseg, suas redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn), a Revista de Seguros, seu portal, sua intranet e seu Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador.

Também lançamos no início do ano um selo em comemoração à data e, recentemente, realizamos uma campanha junto aos funcionários com o mote “Eu construo a história do setor segurador. Eu sou CNseg”.

Como fundamentais personagens dessa jornada, convidamos, ainda, os atuais presidentes das Federações que compõem a CNseg a darem os seus depoimentos. Confira abaixo:

Antonio Trindade / FenSeg

A CNseg se agigantou no cenário nacional por sua importância estratégica para o crescimento sustentado da economia, empenho em disseminar a cultura do seguro e aprimoramento do relacionamento com os consumidores. Somos testemunhas desse trabalho incansável. Ao longo destas sete décadas, a Confederação vem se dedicando com afinco a promover o desenvolvimento do mercado, fortalecendo suas associadas perante o poder público. Em um cenário desafiador como o atual, quando somos confrontados com a maior crise de saúde dos últimos 100 anos, esse papel ganha relevância ainda maior.

João Alceu Amoroso Lima / FenaSaúde

O setor de seguros representa ativos financeiros da ordem de R$ 1,4 trilhão, com receita anual de cerca de 6,7% do PIB. É um setor pujante que não pode estar fora da pauta econômica do Brasil, principalmente em meio a uma crise que demanda proteção de patrimônios, vida e saúde, formação de poupança, geração de emprego e renda. Nesse sentido, o setor segurador tem desempenhado missão importante, contando sempre com o apoio direto da CNseg.

Jorge Nasser / FenaPrevi

“Cabe um reconhecimento especial às referidas instituições, que construíram os alicerces para o modelo atual de representação institucional e que também fazem parte da comemoração destes 70 anos. Mas, sem dúvida, o modelo vigente imprimiu uma nova forma de atuação institucional, mais aderente às oportunidades e aos desafios do ambiente no qual o mercado segurador e previdenciário está inserido”, conclui Nasser.

Marcelo Farinha / FenaCap

A CNseg tem papel indiscutível no fortalecimento do mercado segurador, em particular para o segmento de capitalização, que represento. Para se ter uma ideia do que isso representou, o mercado distribuiu, ao longo de 2020, R$ 1,1 bilhão em sorteios, recursos que auxiliaram milhares de brasileiros a enfrentar a mais grave crise sanitária de que se tem registro em um século, no mundo todo.

Fonte: CNseg.