Em live, ENS lançará curso gratuito para Capacitação de Peritos Rurais

A ENS realizará, no dia 7 de julho, uma live para lançamento do curso Capacitação de Peritos Rurais, criado pela Escola. O evento terá três debatedores: o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Pedro Loyola, e o presidente e o vice-presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, Joaquim Neto e Daniel Nascimento, respectivamente. Eles vão abordar a importância do perito na cadeia de valor do seguro rural e a necessidade de formação para o desempenho da atividade, além do enorme potencial do agronegócio no Brasil.

Representando a ENS, a coordenadora da Escola Virtual da Instituição, Esmeralda Rocha, falará sobre o lançamento e detalhes do curso, que é gratuito. A apresentação será do diretor geral da Escola, Tarcísio Godoy. “Esse é um presente da ENS para o mercado de seguros rurais. O perito é um dos profissionais mais relevantes neste segmento, responsável por realizar inspeções prévias de risco e de regulação do sinistro nas atividades agropecuárias”, destaca Godoy.

Com abordagem introdutória, o curso é voltado a profissionais que ainda não conhecem o segmento e também para peritos que necessitam atualizar conhecimentos. A capacitação dos peritos já era foco de atenção do MAPA. Em 2020, o Ministério publicou o documento "Requisitos Básicos para Capacitação de Peritos Rurais", em complemento à Resolução nº 77 do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural. O documento estabelece os parâmetros mínimos a serem observados na capacitação técnica dos peritos agrícolas que atuam na regulação de sinistros de apólices contratadas no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

A transmissão será pelo canal da ENS no Youtube e terá início às 16h.


Fonte: ENS.