Teatro on-line, gratuito e acessível na Conseguro 2021


28 de Setembro de 2021 - Conseguro 2021 - A peça “Ninguém mais vai ser bonzinho”, do grupo teatral “Os inclusos e os sisos”, criado em 2002 pela humorista Tatá Werneck, será encenada ao vivo e on-line na próxima terça-feira, dia 28/09, das 15h40 às 16h20, na Conseguro 2021. O espetáculo é baseado no livro homônimo de Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, e conta com três recursos de acessibilidade simultaneamente – Língua de Sinais Brasileira (Libras), audiodescrição (AD) e legendas.  

O texto, divertido e provocativo, é de autoria do próprio grupo, que o adaptou devido à pandemia e ao formato on-line. Por exemplo, os filtros da internet viram figurinos. "Tanta acessibilidade simultânea só é possível oferecer ao vivo, porque o espetáculo acontece na tecnologia integrada criada pela Escola de Gente e premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 400 Melhores Práticas do Mundo, recentemente", explica Claudia.  

A inclusão da peça na programação da Conseguro 2021 é uma iniciativa da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg. O objetivo é dar uma abordagem mais leve ao tema inclusão, também presente no painel “Diversidade & Inclusão: por que é importante falar sobre isso?”, que terá como palestrante Luana Génot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil, dia 01/10, das 11h40 e às 12h40. 

Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade 

A Escola de Gente acredita na força criativa da juventude como aceleradora de mudanças. Por isso, investe, desde 2003, no grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, projeto de arte e transformação social criado no ano de 2003, por iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou demais estudantes de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Rio (UniRio) para colocar o teatro, especialmente o humor, a serviço de temas como inclusão, diversidade e direitos. De forma lúdica e provocativa, já sensibilizou e mobilizou mais de 100 mil pessoas, em 19 estados de todas as regiões do país, por uma sociedade inclusiva. Em 2015, o grupo foi reconhecido pela ONU como uma das mais inovadoras experiências em direitos das pessoas com deficiência do mundo. 


Fonte: CNseg