Plataforma online ESG Book ajuda empresas a gerenciar seus dados ASG em tempo real

Boletim de Monitoramento | 08 de dezembro de 2021

Contando com o apoio de uma aliança de instituições financeiras de liderança global, foi lançado no início de dezembro o ESG Book, uma plataforma online para que as empresas possam gerenciar e manter a propriedade de seus dados ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) em tempo real e divulgá-los para os consumidores. A plataforma pretende dar mais transparência às informações ASG divulgadas pelas empresas para atender à demanda de investidores focados na sustentabilidade e, dessa forma, evitar o chamado greenwashing, que é a prática de disfarçar realidades inadequadas do ponto de vista dos fatores ASG.

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “a proposta do ESG Book de reformular o modo como os dados relacionados aos princípios ASG são reunidos e acessados pelas companhias tem o potencial de aumentar consideravelmente a transparência sobre eles. Essa maior visibilidade garantirá a empresas e investidores melhores condições de avaliação de risco e de tomada de decisão em investimentos, além de contribuir na prevenção ao greenwashing. O combate a essa prática foi noticiado recentemente como um objetivo global e a sistematização de informações públicas poderá colaborar nesse enfrentamento”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en

Fonte: CNseg