Que desafios, oportunidades podem estar à frente para as seguradoras?


À medida que a digitalização amadurece, as seguradoras viram em primeira mão como as tecnologias – de SaaS e tecnologias de nuvem à Internet das Coisas, inteligência artificial e aprendizado de máquina ajudaram a facilitar os processos de seguro para gerenciamento de sinistros mais simplificado e experiências aprimoradas do cliente.

Antes de analisar onde a tecnologia atingiu seus objetivos e onde há oportunidades para 2022, vale a pena observar como as operadoras atenuaram a incerteza e traçaram um caminho a seguir de forma agressiva. As operadoras não fugiram da necessidade de digitalizar ou acelerar o movimento para a nuvem.

Isso me deixa confiante e empolgado com o futuro do seguro (e das experiências de seguro) que as operadoras vão construir com base nas novas tecnologias.

Onde as operadoras se destacaram

Em geral, muitas operadoras habilitaram a força de trabalho e atenderam os clientes remotamente durante o ano passado sem muitos contratempos ou problemas de migração. As operadoras de seguros pessoais, comerciais e especiais conduziram 'negócios como de costume', construídos em uma infraestrutura de tecnologia sólida - e aqueles que começaram em 2020 colheram os benefícios.

Houve um novo nível de maturidade e competência em 2021 quando se tratava de conduzir negócios remotos ou digitais. Espero que isso continue em 2022, à medida que os níveis de conforto da força de trabalho das operadoras crescem e as empresas inteligentes encontram maneiras mais criativas e acionáveis ​​de atender aos clientes.

A velocidade para o mercado também foi uma área em que as transportadoras atenderam a demanda com fervor. Vimos a introdução de novos produtos e a adaptação de produtos em ritmo acelerado, estimulados por avanços em ferramentas habilitadas para baixo código e maturidade de codificação, onde as regras têm prioridade sobre as linhas de código escrito. Adicione isso à lista de tendências que vieram para ficar.

Não vamos esquecer o lado do agente também. Em 2021, o que parecia 'velho' tornou-se 'novo' novamente. O seguro é avaliado, escrito e atendido com rapidez, digitalmente. Mas 2021 reforçou o valor dos agentes como parte crítica do ecossistema de seguros. As operadoras recorreram à tecnologia para capacitar os agentes e o ano serviu como um lembrete de que a experiência de “seguro” não é apenas sobre o cliente final, a experiência do agente também deve ser uma prioridade. Esqueça isso por sua conta e risco.

Onde surgem novas oportunidades

Com um endurecimento recente das tarifas, as operadoras estão prestando muita atenção às ofertas de produtos e ainda mais atenção aos mercados para informar essas decisões. As condições de mercado estão valorizando a adaptabilidade e as operadoras estão procurando encontrar o tamanho certo, o produto certo, o risco certo e o ajuste certo para cada linha de negócios em cada região ou país. Essa tendência continuará, estimulada pela tecnologia ágil.

Como um aparte rápido, essa digitalização também abre as portas para maneiras mais criativas de coletar dados e usar dados de forma eficaz para avaliar riscos. Não se preocupe, o seguro sempre foi ditado por dados, mas tanto a prevalência da IoT quanto a crescente disposição de compartilhar dados em troca de melhores taxas provaram ser uma perspectiva atraente. Este é um espaço de movimento rápido que vale a pena assistir – e que requer o equilíbrio certo entre acessibilidade e privacidade (com o segurado no centro dessa equação).

Com dados melhores, surge uma oportunidade para o uso mais prático da análise. No próximo ano e além, veremos a mudança de análise de projetos para produtos. Em vez de simplesmente usar a análise para modelagem ou em uma base de projeto único, veremos a análise se tornar mais arraigada no produto e nos sistemas de influência mais perto do tempo real. Pense sempre ligado e rodando em segundo plano.

Por fim, veremos operadoras de linhas de seguros mais robustas e complexas se debatendo com a melhor maneira de oferecer experiências digitais. No momento, embora o canal de engajamento e os meios de compra possam ser digitais para muitos produtos de seguros, grande parte desse engajamento ainda é muito analógico em sua essência. Por exemplo, uma política ainda estará em um PDF, ela é apenas baixada por meio de um site em vez de ser enviada pelo correio. Será interessante observar isso, pois o setor equilibra a quantidade certa de informações a serem coletadas para fornecer a cotação certa e uma compreensão dos tipos de informações que um segurado precisa ver antes de passar para a compra.

Um novo padrão de seguro

Empolgante para o setor, em um movimento que afeta diretamente todos os fluxos de trabalho, produtos e experiências anteriores discutidos, vimos a adoção da nuvem atingir novos níveis de maturidade.

Embora nem todas as operadoras tenham adotado ou migrado totalmente os negócios para a nuvem, os tempos de migração foram drasticamente reduzidos e o valor está sendo percebido mais imediatamente.

Também estamos vendo as operadoras ditarem o ritmo com o qual desejam se mover de uma maneira que faça sentido para sua operação, sua força de trabalho e seus clientes. É uma nova linha de negócios via SaaS. É pegar esses aprendizados e copiar essas regras para novos produtos ou linhas existentes. É encontrar maneiras de otimizar as funções de TI de uma maneira que afete diretamente os resultados de negócios em vez de realizar manutenção preventiva no local.

Isso é o que mais me emociona – e acredito que será o novo padrão de seguro.

Pode não ser totalmente realizado em 2022, mas para muitas operadoras, é a realidade de hoje. Para outros, está se aproximando rapidamente no horizonte. Pisque e você sentirá falta.

Uma reflexão final sobre talentos

A HFS Research conduziu recentemente uma mesa redonda que colocou as taxas de perda de talentos de operações corporativas entre 25% e 75%.

Os talentos do setor de seguros estarão na frente e no centro em 2022. Mova-se muito devagar para adotar o digital e corre o risco de perder os melhores talentos – e também arriscar perder clientes que podem ser diretamente afetados por essa remodelação.

Acredito firmemente que os indivíduos talentosos que compõem o setor de seguros são estimulados por um bem maior, proteger pessoas, propriedades e negócios.

A implementação das soluções digitais certas amplia a capacidade de cada indivíduo de impactar positivamente o negócio de seguros e abre as portas para o setor atrair talentos de outras funções corporativas. É hora de recuperar o talento.


Fonte: Digital Insurance | Insurtalks