O que Empresas Devem Saber Sobre Danos Causados por Água

De acordo com os dados da Chubb, é mais provável que seu escritório venha a ter danos causados pela água do que prejuízos provocados por um incêndio. Seja por causa de uma caldeira com vazamento ou de uma inundação, as perdas provocadas pela ação da água são muito mais comuns do que se imagina. Se sua empresa possui ou aluga imóveis ou escritórios, é melhor ter um plano e estar preparado para lidar com esse tipo de ocorrência. As dicas a seguir ajudarão nessa missão:

• Faça uma avaliação de risco de danos causados por água

Um engenheiro de riscos qualificado pode ajudá-lo a identificar os possíveis problemas e, acima de tudo, indicar as providências capazes de impedir que danos causados pela água ocorram no local. Para tanto, será necessário inspecionar todos os equipamentos e instalações ligados ao sistema de suprimento do edifício, incluindo banheiros, cozinhas e a própria tubulação de água, para identificar altos níveis de umidade, causados por tubos ou mangueiras danificadas e outros vazamentos no encanamento. A instalação de um sistema de detecção e de bloqueio de qualquer vazamento pode ajudar a garantir que, se ocorrer um problema, este possa ser percebido com antecedência suficiente para atenuar os danos.

• Desenvolva um plano e treine as pessoas certas

Um engenheiro qualificado para lidar com a questão pode montar um plano de resposta a danos causados por água. Esse cuidado ajudará sua empresa a minimizar os danos à propriedade e a restaurar rapidamente suas operações comerciais no caso de um incidente. Certifique-se de treinar toda a equipe de segurança, de instalações e de gerenciamento de propriedades e realize cursos de reciclagem a cada ano.

• Prepare um conjunto de equipamentos para controle de inundação/vazamentos

Ter uma reserva de equipamentos para atender a danos causados por água à mão permitirá uma resposta rápida no caso de um incidente. Entre os itens importantes devem constar:

Aspirador úmido de alto volume

Mangueira de descarga com pelo menos 30 pés de comprimento, para ser usada com o aspirador úmido

Vassouras absorventes para serviço pesado

Rodo de borracha largo

Sacos de areia (vários deles, especialmente para proteger equipamentos elétricos sensíveis, se o seu prédio estiver em uma área suscetível a inundações)

Tubo de água com vazamento

Armazene esses equipamentos em áreas às quais você possa ter acesso rapidamente, como salas de segurança ou de mecânica.

• Instale comportas

Se sua empresa estiver localizada em uma zona de inundação, considere a instalação de comportas para impedir que a água entre nas instalações. Se medidas permanentes não forem possíveis ou práticas, você pode instalar comportas temporárias, instaladas para proteger portas de entrada, janelas e áreas externas abaixo do nível da rua.

• Revise seu seguro

Verifique se você possui uma proteção de seguro adequada e completa, para que, se ocorrer um evento e danos causados pela água, você e sua empresa estejam protegidos adequadamente.

• O que Fazer se Você for Vítima de uma Inundação

Depois de localizar o vazamento ou a origem da inundação, remova os funcionários afetados e, se for seguro, contenha a propagação da água com seus equipamentos para controle de enchentes. Identifique e desligue equipamentos elétricos ameaçados pela água e tente remover a água no período de 72 horas, para evitar danos à estrutura do edifício.

Se você é um cliente e precisa registrar uma ocorrência, saiba que a equipe da Chubb responderá rapidamente e fará com que sua empresa possa voltar aos negócios normalmente e com segurança.

Fonte: Chubb