Você Sabia? Capitalização, um universo de oportunidades.
De acordo com a FenaCap – Federação Nacional de Capitalização, o primeiro trimestre de 2022 foi marcado por um grande crescimento, o resultado positivo em todos os estados brasileiros fez o segmento atingir R$ 6,7 bilhões em receita, alta de 15,91% sobre o mesmo período de 2021 (dados da SUSEP). As reservas técnicas, avançaram 4,1% para o maior patamar da história: R$ 33,8 bilhões.
Analisando por região o primeiro trimestre de 2022, o Nordeste apresenta o maior crescimento (25,77%), seguido do Centro-Oeste (24,73%), do Norte (23,99%), do Sul (17,46%) e do Sudeste (11,84%).
Os dados relatados no folder "O Setor de Seguros Brasileiro", produzido pela CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, apresenta 3,5 bilhões de títulos de Capitalização ativos em 2021, um vigoroso crescimento do setor, em 2020 onde foram 1,2 bilhões de títulos.
De acordo com a Conjuntura Nr. 73 da CNseg, podemos afirmar que a Capitalização é um ambiente de negócios baseados em duas vertentes: a de promover aspectos essenciais na vida da população e a motivação dos participantes de participar de sorteios. Os títulos de capitalização também movimentam a economia e a poupança interna, incentivando os investimentos necessários para a superação de momentos desafiadores como o atual.
História
Conforme o site www.fenacap.org.br, os títulos de capitalização surgiram na França há mais de 150 anos. Os associados de uma cooperativa de mineradores depositavam mensalmente valores com vistas à formação de um capital e tinham a garantia de resgatar as contribuições ao final do prazo estabelecido ou antecipadamente por sorteio. No Brasil, desde a década de 30, os títulos têm atendido determinados anseios da população brasileira. Inicialmente, os títulos de capitalização foram concebidos exclusivamente como uma ferramenta destinada a estimular o hábito de poupar, tendo como incentivo a participação em sorteios realizados durante a vigência do plano.
Modalidades de Produto
Existem as seguintes modalidades de produtos:
Tradicional
Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro. Essa modalidade também é utilizada para as soluções de garantia locatícia.
Popular
Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente. Nessa modalidade, pode haver cessão de parte da reserva para instituições filantrópicas.
Incentivo
Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos, que permite a aquisição de séries inteiras de títulos e a utilização de sorteios para atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais.
Compra Programada
Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.
Instrumento de Garantia
Funciona como garantia para contratos de qualquer natureza, incluindo empréstimos e aluguel de imóveis, por exemplo.
Filantropia Premiável
Produto por meio do qual o consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização.
Contribuindo com o saber
Há mais de 90 anos o SindsegSC atua na disseminação do conhecimento através do projeto “Contribuindo com o Saber” levando a cultura do seguro para sociedade, com informações educacionais, institucionais, sociais, comunicação e de relações com o mercado. Acompanhe a campanha “Você Sabia?” e compartilhe para sua rede de relacionamento.
Acompanhe as notícias da campanha “Você Sabia?”:
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Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras