Hoje é dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho

Atualmente a legislação prevê a obrigatoriedade de serviços como medicina e engenharia de segurança do trabalho nas empresas que possuem um ou mais colaboradores, porém nem sempre foi assim. No Brasil, as primeiras regulamentações sobre o assunto começaram a surgir em 1919 com a Lei n° 3724 que fala sobre o que é considerado acidente de trabalho e indenizações. Após 24 anos, em 1943, o presidente Getúlio Vargas iniciou o processo de direitos trabalhistas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que regulamenta o trabalho urbano e rural.

O próximo passo foi a criação da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em 1966. A entidade é um órgão do governo federal, ligado ao Ministério da Economia que trabalha na elaboração de estudos e pesquisas sobre as questões de segurança, higiene, meio ambiente e medicina do trabalho. Com esses avanços no poder público a segurança no trabalho foi apresentando uma evolução gradual até os trabalhadores terem todos os seus direitos garantidos pela lei.

A Segurança no Trabalho protege os funcionários, mas também protege o empresário pois sem acidentes não será necessário o pagamento de uma indenização ou algum outro tipo de compensação pelo dano causado. A segurança do seu ambiente de trabalho pode começar pela exigência de uso e fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Seja responsável e comece hoje mesmo a tornar a sua empresa um lugar cada vez mais seguro para você, seus colaboradores e clientes.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras