Falece Julio Cesar Rosa, referência no mercado de seguros gaúcho e nacional

A cerimômia de despedida aconteceu nesta quarta-feira (27 de julho) no Crematório da Oscar Pereira, em Porto Alegre (RS).

Julio Rosa foi um dos grandes expoentes do setor, tendo atuado em várias seguradoras. Figura emblemática e de grande atuação profissional, construiu ao longo dos anos uma sólida carreira. Dedicou-se por mais de três décadas ao Sindicato das Seguradoras do Estado do Rio Grande do Sul (Sindseg RS), tendo presidido a Entidade. Além disso, foi diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), no Rio de Janeiro.

Aos familiares, amigos e admiradores, o Seguro Gaúcho presta solidariedade e os mais sinceros sentimentos. Abaixo, o relato da trajetória de Julio Rosa compartilhado pelo próprio em entrevista ao Seguro Gaúcho em 2019.

__________________________________________________________________________________________________

"Minha história no mercado de seguros começou muito antes do que se possa imaginar. Minha mãe trabalhou a vida toda no SINDSEGRS e me levava desde criança para lá. Eu estudava e fazia as tarefas da escola naquele lugar. Cresci envolto por pessoas do meio securitário e eu admirava muito tudo aquilo.

Minha mãe tinha contato com muita gente e era querida por todos. E eu, apesar de querer trabalhar com Seguros, acabei tendo meu primeiro emprego em um banco, mas não dava para negar que o Seguro já estava no meu DNA.

O passo que me levou a realizar esse sonho foi pedir demissão do Banco Itaú, onde eu trabalhava e já havia chegado à caixa executivo. Posição que me dava certo conforto, mas da qual eu não tinha muito mais opções de crescimento.

Quando sai do banco, ela conseguiu algumas entrevistas de emprego para mim. Fui fazer entrevistas em três seguradoras gaúchas, em todas elas, os presidentes me ofereceram um cargo de office-boy e eu recusei porque eu já tinha chegado a caixa executivo no banco, quando perguntei a eles o porquê desse cargo disseram: 'sua mãe disse que era pra começar por baixo'. Voltei pra casa e disse a ela que assim não ia dar certo.

Mas, por esses acasos da vida, acabei recebendo um convite para trabalhar na Generali. Eu tinha só 22 anos nessa época e a seguradora já era conhecida e respeitada. Era uma responsabilidade muito grande e abracei com confiança.

Foi uma experiência muito boa. Fiquei ali por 10 anos, num lugar que me sentia em casa e tinha a confiança e respeito dos colegas.

Logo após, tive a oportunidade de ajudar no crescimento da Paulista Seguros, atual Liberty, onde fui gerente-geral dentro do Rio Grande do Sul. Ao perguntar sobre a seguradora para minha mãe, quando recebi o convite da Paulista, ela disse enfática: 'vai, meu filho, eles são pessoas boas e honestas. Faça teu caminho lá porque terá grandes pessoas para te ajudar'. Com esse apoio dela não tinha como eu recusar. Fiquei 20 anos ali.

Após essa passagem, ainda tive a honra de trabalhar na HDI, por mais 16 anos. Foi ali que pensei que iria me aposentar de vez, mas após a minha saída, por conta do estatuto da empresa, muitas outras coisas aconteceram.

Fui também presidente do SINDSEGRS durante seis anos. Mas, antes disso, quando fui vice-presidente, cheguei feliz para contar à Dona Zelinda e ela não acreditou. Me disse: 'vice-presidente do meu sindicato? Não pode. Tu estás brincando assim por quê, Julio?'. Precisei então pedir ao presidente Junqueira para telefonar e contar a ela que eu era seu vice. Ela ficou muito emocionada. Imagina, aquele guri que cresceu em torno do SINDSEGRS sendo, agora, seu vice-presidente. Foi uma alegria sem tamanho.

Quando assumi, era uma tarefa muito díficil substituir o Junqueira, ele era querido e respeitado em todo o país. Não podia substituí-lo, por isso eu isolei o Júlio e fiz o projeto em cima do Sindicato. O SINDSEGRS que tinha de aparecer. Sempre priorizei o Sindicato. E acredito que tenha dado certo.

Mas, quando eu pensei que ia pescar e me afastar do mercado segurador eis que fui convocado para assumir um posto executivo na Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Ao sair da HDI, precisei sair também do SINDSEGRS por não ter mais vinculo com seguradora. Entendia ali encerrada essa minha atividade e de uma forma muito satisfatoria porque tinha conquistado e conseguido aquilo que eu tinha previsto la no inicio. Como uma ótima surpresa a FenSeg me convidou para fazer parte do seu quadro de executivos.

Fui trabalhar numa Federação com uma atuação brilhante e séria. Fui morar no Rio de Janeiro, o que nem me passava pela cabeça, jamais. Eu dizia para minha esposa quando ela ia me visitar lá no Rio 'Nao acredito que nós estamos aqui, em Copacabana' e ela dizia 'ué, nós já passamos aqui antes e tu olhava e dizia 'Deus um dia eu quero morar aqui', Ele te deu, tu que pediu.

Essa passagem pela Federação trouxe novos conhecimentos e só agregou positivamente. Ela consagrou a minha trajetória e eu só tenho a agradecer. Fui conhecer um lado analitico da área de seguros. Decisões importantes que são tomadas através das comissões da federação, onde são 13 comissões, com executivos das associadas, todos da area de seguros, e vocês não sabem como aprendi bastante. Realmente, ao olhar para trás, me dá uma satisafação muito grande".

Fonte: Seguro Gaúcho