Como as seguradoras se preparam para alcançar as demandas de seguro das pequenas e médias empresas?

Segurança é uma palavra que está diretamente ligada à tríade do conforto: conforto físico, emocional e financeiro. Isso porque ninguém fica confortável quando está inseguro em um desses três pilares da vida. Não é à toa que a palavra “segurança” tem no rol dos seus sinônimos as palavras tranquilidade e paz.

Milhões de pessoas mudam de país para se sentirem protegidos

Estar seguro é tão importante que muitas pessoas abrem mão de toda uma vida construída, do lugar no qual suas raízes estão fincadas para conseguirem a tranquilidade que somente a sensação de estar protegido proporciona. De acordo com matéria do Estadão, o número de brasileiros que saíram do Brasil para viver em outro país cresceu e os motivos são: fugir da crise e da violência. O Ministério das Relações Exteriores apontou alta de 16% no total de brasileiros no exterior. Entre 2018 e 2020: São 4,2 milhões.

Alexandra Gomide, presidente da Associação Sociocultural Luso-brasileira de Apoio à Integração em Portugal (UAI), com sede em Braga, afirmou em declarações à Lusa: “Sem dúvida nenhuma que a violência no Brasil é um dos principais motivos que levam o brasileiros a querer mudar de país, tendo Portugal (…) como destino preferido”.

O pensamento está mudando

Se indivíduos que, em sua maioria, guardam especificidades e variações de natureza e grau em relação aos riscos que podem surgir no decorrer de sua existência, movem toda sua trajetória de vida em nome de uma vida mais segura, como pode ainda existir o mito de que os pequenos, médios e microempresários não teriam condições de pagar por um seguro? É imprescindível para empresários de todos os portes e segmentos se sentirem protegidos contra roubos, furtos, incêndios ou qualquer outro dano que possa vir a ser um risco para o seu negócio. Felizmente, esse tipo de pensamento de que apenas empresas de grande porte podem pagar por um seguro está mudando.

Garantir a proteção financeira e a continuidade dos negócios

Com o surgimento de novos modelos de negócio, especialmente no ambiente digital, com startups e aplicativos sendo criados a cada dia, a quantidade de PMEs no mercado também cresce e essas empresas estão atentas para a ideia de que o auxílio do seguro é fundamental para garantir a proteção financeira e a continuidade dos negócios.

A chave é a tecnologia

Mesmo que os proprietários das pequenas e médias empresas entendam a importância de ter um seguro, fica o questionamento: se sou uma seguradora tentando vender um determinado produto, tenho que considerar o funcionário como comprador e cliente, o proprietário da PME como facilitador e cliente e um corretor como canal de distribuição e comunicador. Como a seguradora ou provedor de benefícios voluntários chega ao empregador PME com os produtos certos nos canais certos de uma forma que seja útil e atraente para os funcionários? A resposta é: tecnologia.

Lições para maximizar oportunidades

O mercado de seguros SMB (sigla usada para falar sobre small e mid-sized business, em português, pequenas e médias empresas, ou seja: PMEs) é um mercado grande e valioso, mas existem algumas chaves para desbloquear o mercado que podem ser encontradas observando as perspectivas das partes cruciais interessadas – os proprietários de pequenas e médias empresas e seus funcionários. A pesquisa da Majesco pode fornecer evidências sobre o sentimento do proprietário e do funcionário das PMEs e sobre suas “personas” de comprador.

A pesquisa SMB do relatório SMB de 2022 da Majesco, um cenário SMB em mudança rápida: oportunidades de crescimento fundamentadas em garra e resiliência fornece algumas lições que as seguradoras podem usar para maximizar as oportunidades no espaço das PMEs

PMEs da geração Z/Millennial comprarão por meio de qualquer canal

Os canais estão mudando e os proprietários de pequenas e médias empresas estão abertos às mudanças. De acordo com a pesquisa da Majesco, ao garantir benefícios voluntários para seus funcionários, os proprietários de PMEs da Geração Z/Millennial continuam seu padrão de considerar todas as opções de canais. Eles superam a Geração X/Boomers em opções tradicionais, novas e de alta tecnologia de 19 a 35 por cento.

84 a 87% da geração mais jovem prefere comprar com corretor

Embora o interesse mais forte da Geração X/Boomers seja com corretores (65%), redes médicas/de saúde (65%) e canais de seguradoras (59%), seu interesse é insignificante em comparação com as PMEs da geração mais jovem com 84 a 87% para esses mesmos canais. Outros canais com mais de 50% para a geração mais velha incluem plataforma digital de RH (56%), serviço de planejamento financeiro/aposentadoria (54%) e um consultor de recursos humanos (52%), mas, mais uma vez, eles são insignificantes em comparação com a geração mais jovem com 79 a 85 por cento para os mesmos canais.

Soluções de seguros por meio relacionamentos confiáveis

Essas grandes diferenças em uma ampla gama de opções de canais destacam as mudanças dramáticas em andamento para a geração mais jovem de PMEs que buscam soluções de seguros por meio de outros relacionamentos confiáveis ​​que os ajudam a gerenciar seus negócios com mais eficiência. Em muitos casos, a compra desses benefícios se alinha com as relações comerciais em que confiam e valorizam.

Desenvolver novas opções de parceria

Isso significa que as seguradoras precisam desenvolver novas opções de parceria para oferecer seus produtos para atender a essa nova geração de PMEs nos termos de onde desejam comprar,não com base em como sempre foi feito. Aumento do interesse de PMEs em usar a telemática para controlar os prêmios

Com o aumento dos custos de saúde, o foco crescente em uma vida saudável e um ambiente de trabalho difícil, o interesse em promover a saúde e o bem-estar no local de trabalho está aumentando. De acordo com a pesquisa da Majesco, o uso de dados do rastreador de condicionamento físico como entrada para prêmios de seguro de vida e saúde em grupo mostrou fortes aumentos no interesse de 26 a 30% em comparação com a pesquisa de SMB de 2018 para ambos os segmentos de SMB .

Mais jovens têm maior interesse pelo uso da tecnologia para cuidar da saúde

O grupo geracional mais jovem ainda tem um interesse muito maior, com quase 29% de diferença em comparação com a geração mais velha, refletindo seu forte interesse no bem-estar do estilo de vida e no uso de rastreadores de condicionamento físico. Há um aumento substancial no interesse por parte da geração mais velha, no entanto.

PMEs estão dispostos a fazer parcerias com seguradoras para ajudá-las a reduzir custos e melhorar a saúde dos funcionários

Ambos os segmentos geracionais estão abertos ao uso de dados telemáticos para prêmios de saúde, mas também estão interessados ​​em ativar o seguro de acidentes por meio de um sensor de celular. Isso marca uma mudança definitiva na mentalidade dos proprietários de pequenas e médias empresas.

Benefícios liga/desliga com base em quando funcionários para uma empresa

Um desdobramento da conversa sobre benefícios voluntários é o acesso a benefícios para contratados independentes. A geração mais jovem de contratados independentes gostaria de benefícios que serão ativados ou desativados com base em quando eles trabalham para uma empresa. No mercado de força de trabalho em rápida mudança, benefícios inovadores que atendem a contratados em tempo parcial ou independentes por diferentes períodos estão se tornando os principais diferenciais na luta por talentos. Espera-se que as seguradoras adaptem seus produtos para atender a essa expectativa de mudança no local de trabalho.

Oportunidade

Segundo levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal, somente no ano passado, foram abertas 121,9 mil empresas de pequeno porte no País, número 29% superior ao de 2020, quando foram criadas 94,3 mil. Hoje, segundo a plataforma de big data Econodata, são cerca de 1,128 milhão de empresas de pequeno porte no Brasil e quase 116 mil de médio porte – as PMEs. Portanto, as seguradoras precisam elaborar apólices personalizadas, específicas para esse nicho de mercado, para conseguir aproveitar a oportunidade de suprir a demanda por seguro das PMEs.

Fonte: Insurtalks