‘Pit Stop Grau na Segurança’, ação da Fundación MAPFRE , recebeu centenas de entregadores na Av. Paulista

No último sábado, 24 de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, a Fundación MAPFRE realizou a ação “Pit Stop Grau na Segurança”, como parte da campanha “Grau na Segurança”, que pelo segundo ano consecutivo trouxe a mensagem de fortalecimento, visibilidade e cuidado aos profissionais motoboys, motofretistas e ciclistas entregadores. Em um dia animado de sol, e embalados pelo som contagiante da DJ Zeme (@zeme), centenas de entregadores foram muito bem-vindos na Av Paulista, nº 1373, das 12h às 20h, para um momento de autocuidado, bem-estar e descanso. No espaço, foram oferecidos serviços gratuitos que se concentraram no cuidado com o equipamento – diagnóstico de pequenos reparos nas motos e bicicletas – e atenção ao entregador – massagem rápida, lounge para descanso, banheiros, wi-fi, área para carregar a bateria do celular, food truck, espaço saúde para aferição de pressão arterial e teste oftalmológico.

Um dos pontos altos do evento foi o momento de troca de experiências e bate-papo entre os profissionais e Gringo Motoka (@gringomotoka), influenciador, motofretista e presidente da AMABR (Associação de Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil). Gringo dividiu com os presentes um pouco do seu histórico com a profissão e a importância desses encontros:

“Quanto mais vocês estiverem firmes, mais a gente supera os obstáculos, quanto mais vocês estiverem juntos, estiverem fechados, mais a gente supera os obstáculos com mais facilidade. Essa é minha relação com a profissão e com a AMA-BR.”

“A sociedade tem que entender que o entregador é uma função social tão importante quanto as outras profissões. Na pandemia as pessoas não só receberam alimentos, o entregador foi quem levou o computador para o Home Office. Cara, o entregador entrega vida, ele entrega não só forma de alimento, mas conhecimento, ele tem uma função muito importante socialmente “- Completou Rogério Dos Santos, Monitor do Projeto Pedale-se (@ipedalese) da zona leste de São Paulo

E para marcar o momento, e dar ainda mais visibilidade a esses profissionais, o evento contou com o espaço #OlhaPraNoiz, reservado para produzir fotos no estilo retrato e coletar frases-depoimentos dos entregadores. As imagens, agora, compõem uma exposição virtual disponível no site da Fundación MAPFRE.

“Para nós foi uma alegria receber estes profissionais no ‘Pitstop Grau Na Segurança’, idealizado justamente para trazer mais visibilidade aos entregadores, e também fortalecê-los quanto às suas demandas. Foi muito gratificante poder vê-los chegando no evento e se sentindo à vontade e bem recebidos, trocando experiências, sorrindo, se alimentando. Durante todo o dia quisemos proporcionar bem-estar, compartilhamento de boas práticas e assistência para seus instrumentos de trabalho”, destacou Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Além do evento “Pit Stop Grau na Segurança”, a campanha também esteve ativa, desde o dia 15 de setembro e vai até amanha(29/09), nas redes sociais com uma série de posts no Instagram da Fundación MAPFRE (@fundacionmapfrebrasil). Os conteúdos, que foram publicados no feed, foram divididos em 4 editorias: “A vida de quem vive no corre” – que apresentou histórias de quem vive no “no corre” com a participação de nomes influentes da categoria como o próprio Gringo Motoka; “Grau na Segurança” – editoria que trouxe dicas de segurança com dados relevantes; “Entregadores gente como a gente” – com publicações sobre pequenas atitudes que todos podem desempenhar para ajudar um entregador no dia a dia de trabalho; e “Eles entregam tudo” – editoria que divulgou momentos marcantes do evento Pit Stop Grau na Segurança. Para fechar as ações, a campanha também contou com estratégia de mídia concentrada na cidade de São Paulo

Fundación MAPFRE e Segurança Viária

Com mais de 30 anos promovendo a segurança viária, a Fundación MAPFRE organizou, pelo segundo ano consecutivo, a campanha “Grau na Segurança” durante a Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesta edição, o tema da segurança viária apareceu inserido em um contexto maior: dar fortalecimento, visibilidade e cuidado a esses profissionais. A Fundación MAPFRE seguiu direcionando a iniciativa para chamar a atenção para a segurança dos motofretistas, motoboys e ciclistas entregadores autônomos e de aplicativos.

Atenta às questões de mobilidade e segurança viária dessa categoria há alguns anos, a Fundación MAPFRE organizou dois levantamentos com foco no setor, como a Pesquisa Segurança Viária e Ciclologística e o Relatório de Motociclistas na Cidade de São Paulo, ambas disponíveis no site da Fundación MAPFRE. Os materiais trazem dados que ajudam a compreender as vulnerabilidades e a realidade desses profissionais nas grandes cidades brasileiras.

Mais de 80% dos motociclistas não possuem nenhum seguro pessoal em caso de sinistro, aumentando a vulnerabilidade desses motoristas que, por vezes, passam mais de 5 horas em trânsito, segundo o Relatório Motociclistas na Cidade de São Paulo organizado pela Fundación MAPFRE em 2019. Em geral, as sedes e bases das empresas e coletivos para os quais prestam serviço são os únicos pontos de apoio para manutenção e armazenamento das bicicletas, alimentação, uso de banheiro, recarga de celular e interação social entre os funcionários – dado que chama a atenção para a necessidade de espaços para o descanso e cuidado destes profissionais. Quase todos os entrevistados, 99% dos motociclistas, já caíram de moto e todos apontam mudança de comportamento após presenciar ou se envolver em sinistros.

Fonte: Revista Cobertura (https://www.revistacobertura.com.br/noticias/instituicoes/pit-stop-grau-na-seguranca-acao-da-fundacion-mapfre-recebeu-centenas-de-entregadores-na-av-paulista/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pit-stop-grau-na-seguranca-acao-da-fundacion-)