Luiz Pires, diretor executivo do Instituto SulAmérica é nomeado conselheiro do Comitê Consultivo do movimento #MenteEmFoco da ONU

Na tarde da última quinta-feira (20), o diretor executivo do Instituto SulAmérica, Luiz Pires, foi nomeado conselheiro do Comitê Consultivo do Movimento #MenteEmFoco, uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, idealizado pela InPress Porter Novelli, parceria da Falconi S/A e endosso da Sociedade Brasileira de Psicologia, que surgiu como uma forma de encorajar as empresas a trazer a saúde mental para a pauta de decisões, principalmente combater o estigma e o preconceito social ao redor do tema.

Como parte do Comitê, o executivo ao lado de mais seis profissionais, terá a missão de apoiar a tomada de decisão, o monitoramento e a idealização de ações para o fortalecimento da pauta. O grupo é formado por Adriane Reis de Araújo (Dr. em Direito Procuradora Regional do Trabalho - MPT), Ana Domingues (Diretora Executiva da InPress Porter Novelli), Ana Peuker (PHD em Psicologia e CEO da Bee Touch), Dra. Lisiane Bizarro (Psicóloga cientista Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP), Mariana Ferrão (Jornalista e Fundadora da Soul.Me) e Marcelo Ferretti (Dr. em Psicologia, Filósofo e Professor – FGV/SP).

O board irá impulsionar as melhores práticas, ações, projetos e contribuir com o acompanhamento de indicadores, tais como, engajamento de lideranças, programas antiestigma e discussões sobre a garantia de ambientes com segurança psicológica.

“Quanto mais colocarmos o tema de saúde mental em discussão e engajarmos outras empresas, mais teremos um ambiente saudável. O Instituto SulAmérica é o embaixador do movimento #MenteEmFoco e porque acreditamos que saúde emocional é um direito de todas as pessoas é que precisamos colocar o assunto em pauta”, comenta Luiz Pires.

O Movimento Mente em Foco conta atualmente com 57 empresas signatárias e tem como objetivo engajar 1.000 companhias com programas estruturados de saúde mental, impactar 10 milhões de trabalhadores e desenvolver indicadores para serem cumpridos pelos signatários até 2030. Conheça o Movimento, a jornada de conhecimento e os compromissos firmados em: https://www.pactoglobal.org.br/movimento/menteemfoco/

Sobre o Instituto SulAmérica

Fundado em abril de 2022, o Instituto SulAmérica é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo possibilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a informações e serviços de cuidado da Saúde Integral. Inicialmente, atuará com foco na promoção da saúde emocional, combatendo o estigma e o preconceito, gerando conhecimento técnico e facilitando o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento. O Instituto é embaixador oficial da iniciativa #MenteEmFoco, da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que convida empresas e instituições a adotarem compromissos concretos pela saúde da mente. Para mais informações, acesse www.institutosulamerica.org.br.

Fonte: Debora Moreno | Maria Luiza Malozzi