Os próximos estágios na evolução digital das Seguradoras

Já é uma ideia estabelecida no mundo dos seguros – e no mundo empresarial como um todo – que a pandemia acelerou a digitalização. Para validar ainda mais essa ideia, em uma pesquisa recente do Gartner, 58% dos entrevistados de seguros relataram que a pandemia provocou um aumento no financiamento da inovação digital.

Crescimento de 45% ao ano

Após o salto tecnológico entre 2020 e 2022, há previsão de que o mercado de tecnologia para seguros continue a crescer. O relatório da Technavio apontou tendência de crescimento de 45% ao ano. O direcionamento dessa expansão aponta para um desenvolvimento maior focado em em IA, IoT, tecnologia em nuvem, dispositivos vestíveis e experiências centralizadas no cliente.

Seguradoras estão investindo mais em tecnologia

Para continuar explorando novos modelos e tecnologias de negócios digitais, as seguradoras estão investindo mais em tecnologia. A McKinsey estimou que em 2030-2040, 10% a 55% dos processos de seguros serão automatizados (subscrição, processamento de sinistros, manutenção de registros, faturamento). Para isso ocorrer, os players de seguros giraram com mais força a roda dos investimentos em tecnologia. No entanto, é importante reforçar que há alguns pontos-chave para os quais as seguradoras precisam atentar para ficarem em relação a algumas previsões para as quais os players devem estar prontos.

Prioridade na experiência do cliente

É preciso pensar em automação de ponta a ponta. Automatizar processos internos acaba por, no final das contas, melhorar a experiência do cliente. As áreas para as quais as seguradoras precisam dar prioridade nesse quesito são:

  • Novas solicitações de seguros e subscrição : Uma solicitação de seguro recém-enviada costuma ser o primeiro ponto de contato entre a seguradora e o consumidor. Qualquer má experiência durante o novo negócio e o processo de subscrição pode gerar dúvidas no consumidor, que pode começar a questionar sua escolha de seguradora. Uma experiência de qualidade estabelece um nível de confiança e cria uma base sólida no futuro.
  • Suporte e manutenção da apólice: entre a emissão da apólice e o pagamento dos sinistros, a seguradora deve fornecer maneiras simples e fáceis para que o corretor e o segurado permaneçam engajados e gerenciem sua apólice. A implementação de ferramentas e aplicativos internos junto aos canais digitais de atendimento é fundamental para manter um relacionamento positivo entre a seguradora e seus clientes.
  • Um chatbot aconselha os segurados em um chat, e os clientes não precisam esperar até que um agente esteja livre. O assistente virtual tira dúvidas a qualquer hora do dia ou da noite, durante a semana, finais de semana e feriados. 64% dos usuários apreciam a disponibilidade 24 horas por dia dos bots e estão prontos para se comunicar com eles em vez de uma pessoa. Os operadores livres de cargas de trabalho pesadas podem lidar com questões mais complexas ou criar propostas mais interessantes.
  • Primeiro Aviso de Perda : A experiência que um consumidor tem ao registrar uma reclamação é extremamente importante tanto para o cliente quanto para a seguradora. Uma experiência ruim cria frustração para o consumidor que pode decidir começar a explorar alternativas. Uma experiência de qualidade gera fidelidade e aumenta a satisfação do cliente e as taxas de renovação.

Priorizar estratégias de tecnologia em nuvem

A tecnologia em nuvem e o software como serviço (SaaS) já se tornaram participantes muito relevantes nos últimos anos, mas a necessidade atual de as seguradoras se envolverem com clientes online colocará um foco maior em 2023. À medida que o mercado se torna cada vez mais tecnológico, as seguradoras precisarão direcionar seu foco cada vez mais para não apenas vender produtos de seguros digitais pela internet, mas também realizar muitas outras tarefas e serviços de forma ágil. Por isso, muitas seguradoras adotaram uma abordagem que prioriza a nuvem, permitindo que se tornem mais ágeis ao se adaptar às tendências do setor. Espera-se que mais seguradoras avessas ao risco adotem essa mesma mentalidade. Além de se livrarem do software de gerenciamento, as seguradoras têm acesso a novos recursos, como análises profundas, que podem permitir que as operadoras desenvolvam experiências de cliente melhores e personalizadas.

Dispositivos vestíveis e Internet das Coisas (IoT) continuarão impactando a cadeia de valor

Conforme aumenta a adoção de dispositivos IoT, as seguradoras têm mais acesso aos dados, ajudando-as a reduzir ou até mesmo evitar grandes perdas. Por exemplo, a capacidade de um relógio de fitness de medir o condicionamento físico e a saúde cardiovascular será um ponto de dados importante, pois as seguradoras buscam quantificar a taxa apropriada para seus clientes. Esses dispositivos podem impactar o recálculo do setor de toda a cadeia de valor, desde a avaliação até os pontos de contato com o cliente e muito mais.

IA cada vez mais presente e relevante

A IoT já é extremamente necessária no dia a dia das pessoas. Ela conecta casas inteligentes, smartphones, relógios inteligentes, alto-falantes, carros autônomos e uma variedade de outros dispositivos e gera dados valiosos para o setor de seguros. Muito antes do advento dos dispositivos IoT, as seguradoras ofereciam descontos aos proprietários de imóveis que possuíam sistemas de segurança instalados. Agora as seguradoras podem oferecer apólices lucrativas com equipamentos IoT. Quando um segurado instala tal dispositivo em casa, uma organização pode rastrear quaisquer anomalias no local. Um dispositivo conectado notificará os agentes se ocorrer um incidente, por isso, mais seguradoras estão confiando na IA para se protegerem de problemas, especificamente fraudes.

Embora seja um setor altamente regulamentado, a IA permite que as operadoras identifiquem padrões nos dados, e modelos e algoritmos podem ser criados para produzir identificadores de fraude e pontuações de propensão. Além disso, a IA pode analisar grandes quantidades de reivindicações de relacionamentos ocultos entre fraudadores.

Acelerar mudanças

O ambiente do setor de seguros está cada dia mais competitivo e, por isso, é importante que as seguradoras não procurem apenas se adequar às altas expectativas dos clientes, mas que busquem, também e principalmente, acelerar as mudanças para continuar inovando, já que a evolução pressupõe um movimento de aperfeiçoamento gradual e constante.

Fonte: Insurtalks