Desaceleração chinesa é natural e resulta de múltiplos fatores

Locomotiva da economia global nas últimas décadas, a China vive um momento de enormes desafios interna e externamente. Enquanto suas taxas de crescimento começam a ser suavizadas, com inevitável repercussão internacional — inclusive para o Brasil —, o gigante asiático tenta reduzir os contrastes sociais em seu território, perseguindo a chamada “prosperidade comum”. Paralelamente, procura aumentar sua influência no mundo.

Para Tatiana Prazeres, diretora de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e uma das maiores especialistas brasileiras em China, a segunda economia do planeta passa por um processo natural de desaceleração, após longo período de crescimento elevado.

Ao mesmo tempo, afirma ela, o governo local busca corrigir rumos econômicos, “particularmente cortando o que entende como excessos na atuação do setor privado”, mesmo que isso signifique perdas para as empresas chinesas e desconfiança por parte dos investidores externos. Em meio a esse processo, há o desafio de zerar as emissões de gases do efeito estufa até 2060 — a China, maior emissora mundial, tem o carvão como principal componente de sua matriz energética.

No âmbito geopolítico, diz a economista, as ambições chinesas não são pequenas. “Como potência ascendente, é natural que encontre resistência das potências estabelecidas e, nesse cenário, o ambiente externo torna-se mais desafiador para a China.”

Como muitos analistas, Tatiana Prazeres tem afirmado ser uma questão de tempo a China tornar-se a primeira economia do mundo. Ela conhece o tema bem de perto. Doutora em Relações Internacionais e ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lecionou na Universidade de Economia e Negócios Internacionais em Pequim de 2019 a 2021. Leia a seguir a entrevista na íntegra.

Após quatro décadas de crescimento acelerado, a China tem dado sinais de desaquecimento, em parte por causa do lockdown rigoroso na pandemia, mas também por ajustes na política econômica. Quais os impactos da desaceleração para o mundo?

Na China, o PIB per capita médio passou de menos de US$ 200 no início do processo de abertura econômica, ao final dos anos 1970, para atingir atualmente mais de US$ 12 mil. Em boa medida, uma desaceleração agora é natural, sobretudo porque a base da economia chinesa é muito maior que a do passado. É impossível sustentar um ritmo de crescimento de dois dígitos sobre um PIB que hoje supera US$ 15 trilhões. Ao mesmo tempo, o governo chinês tem buscado corrigir rumos econômicos, particularmente cortando o que entende como excessos na atuação do setor privado. Nos últimos dois anos, um grande festival regulatório afetou não apenas as big techs, mas setores da educação e da construção civil, além de vários outros. Houve medidas para conter abusos na área trabalhista, como a prática do 996 – jornadas de trabalho das 9h da manhã às 9h da noite, seis dias por semana. Houve novas regulações sobre concorrência, algoritmos, política de dados e privacidade. Passou a haver mais restrições para a abertura de capital de empresas chinesas no exterior. Houve inclusive o banimento de criptomoedas. O governo defende ajustar o rumo em favor de um crescimento mais saudável, mas os críticos veem no movimento o potencial de sufocar o espírito empreendedor chinês. Empresas do país perderam mais de US$ 1 trilhão em valor de mercado em 2021, afetadas sobretudo por essas mudanças regulatórias profundas. De qualquer forma, fica claro que o governo está disposto a encarar os custos econômicos em prol das mudanças que pretende fazer.

Como deverá ser a expansão da economia chinesa neste ano?

Uma trajetória de crescimento mais lento na China é resultado de múltiplos fatores (inclusive o demográfico, por exemplo) e não apenas das medidas recentes. As repercussões são globais, porque, por muito tempo, o país atuou como o motor do crescimento econômico mundial. Em 2022, diferentemente do passado, a expansão da economia chinesa deverá tão somente acompanhar a taxa do crescimento global — de 3,2%, segundo estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI). Nesse contexto, a capacidade de a China alavancar a expansão global, como fez no passado, é naturalmente menor.

No caso do Brasil, quais os efeitos desse desaquecimento, levando em conta que a China é hoje o maior parceiro comercial do país?

De forma geral, a nova trajetória de crescimento da China afeta negativamente as perspectivas de expansão da economia global, e isso não ajuda o Brasil. De forma específica, a demanda mais fraca da China afeta as importações do país e, portanto, as exportações brasileiras para lá. A menor demanda chinesa tem o potencial de impactar tanto os preços internacionais de produtos exportados pelo Brasil quanto o volume do que se exporta. No entanto, o efeito não é homogêneo — cada produto tem sua própria dinâmica. Em grandes linhas, vale destacar que a trajetória de crescimento mais baixo do país sinaliza que o período de expansão acelerada das nossas vendas para a China dificilmente se sustentará. A China seguirá sendo um destino importantíssimo das exportações brasileiras – respondeu por cerca de 30% do total em 2021 —, mas será difícil manter o dinamismo de crescimento do passado.

A China adotou nas últimas décadas um regime econômico ainda pouco compreendido no Ocidente, que combina desenvolvimento industrial e inovação tecnológica, ganhos de produtividade, fortalecimento do mercado interno e dirigismo estatal. Muitos chamam esse modelo de “capitalismo de Estado”. Quais os fundamentos desse sistema?

Capitalismo de Estado, socialismo de mercado são expressões que buscam capturar a complexidade do modelo chinês, que, de fato, é único. O governo chama seu modelo de socialismo com características chinesas, o que tampouco diz muito. O que caracteriza esse modelo é a centralidade do Partido Comunista na vida econômica e na política do país. O Estado-partido fez a abertura econômica sem abrir mão do controle político e garantiu crescimento sustentado ao longo de quatro décadas. Esse processo não se deu sem custos, por exemplo, para o meio ambiente. O modelo agora passa por ajustes, em razão dos desafios internos e externos. Nesse processo, o certo é que o partido pretende manter o monopólio do poder político no país. A resiliência do partido centenário e sua capacidade de continuar entregando resultados à população seguirão sendo testados.

O presidente Xi Jinping está iniciando um inédito terceiro mandato. Os ajustes na economia podem se acelerar no sentido de mais intervenção do Estado, em nome da chamada “prosperidade comum”?

Isso afastaria investidores externos? A ideia de prosperidade comum ganhou destaque na China desde o ano passado, fundamentando políticas públicas em diferentes áreas. O objetivo é combater a desigualdade e fortalecer a classe média ou, como indicaram as autoridades, o esforço é o de construir uma “sociedade em formato de azeitona” — com extremidades pequenas e uma classe média grande no centro. Entre 2020 e 2021, o governo chinês atuou, por exemplo, para baixar os custos de educação, combater a especulação imobiliária e conter o poder das grandes empresas, especialmente no setor de tecnologia. Neste ano, enquanto o setor privado se adapta às mudanças, outros fatores afetam a confiança das empresas, especialmente as estrangeiras. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Comércio da União Europeia na China, em 2022, revelou que 42% das empresas participantes, firmas europeias presentes na China, constataram perdas por barreiras regulatórias. Ainda 50% das empresas afirmaram que o ambiente de negócios se tornou mais politizado do que em 2020. Em razão de novas regulações, mas também pelo contexto geopolítico e, principalmente, pela política de Covid zero, 60% dos participantes pontuaram que o ambiente de negócios na China tornou-se mais difícil no último ano. Ainda assim, dois terços das empresas europeias viram suas receitas na China crescerem em 2021. A China tem se tornado um mercado muito mais desafiador, mas a realidade é que muitas “A China seguirá sendo um destino importantíssimo das exportações brasileiras – respondeu por cerca de 30% do total em 2021–, mas será difícil manter o dinamismo de crescimento do passado.” empresas estrangeiras não se podem dar ao luxo de ignorar esse mercado.

Apesar do crescimento econômico, a China apresenta ainda grandes contrastes sociais em seu território. Quais os desafios e como o governo chinês enfrenta essa questão?

Os maiores contrastes estão entre a população urbana e a rural, entre a região litorânea e o interior. O PIB per capita nas províncias costeiras de Jiangsu e Fujian é, respectivamente, de cerca de US$ 17,5 mil e US$ 15,3 mil. Em Gansu e Guangxi, províncias mais pobres do interior, esse valor cai para aproximadamente US$ 6,4 mil e US$ 5,3 mil. A migração é controlada dentro da China e, portanto, o cidadão que decide deixar o campo para viver numa cidade costeira e rica encontra dificuldades. A principal delas é que o registro de nascimento de um chinês, o hukou, uma espécie de passaporte interno, determina em que cidade da China ele tem acesso a serviços públicos gratuitos, como saúde e educação. Muitos atribuem ao sistema de hukou as desigualdades no país. Ao mesmo tempo, a urbanização planejada ajudou a evitar males comuns em outros países com megalópoles. Até 2010, a China era predominantemente rural — o que ajuda a entender a preocupação com urbanização ordenada. Há várias iniciativas para se reduzir a brecha campo-cidade, mas as diferenças ainda são notáveis.

A ênfase no desenvolvimento tecnológico, tão estratégico para a China, vai continuar?

A ênfase em tecnologia vai ser redobrada. Há a competição com os EUA — e a guerra dos chips é emblemática dessa disputa que combina tecnologia, economia e geopolítica. No último Congresso do Partido Comunista, a expressão “ciência e tecnologia” foi mencionada impressionantes 44 vezes no discurso de Xi Jinping. Autossuficiência e segurança nacional são dois conceitos cada vez mais associados à tecnologia na China. O Fundo de Investimentos em Circuitos Integrados da China é de mais de US$ 150 bilhões, com o objetivo de alcançar uma autonomia de 80% da demanda interna de semicondutores até 2030. É muito clara a ênfase em desenvolvimento tecnológico na China, sobretudo nos últimos dez anos. A política “Made in China 2025” reflete as ambições tecnológicas do país. Chamam atenção a digitalização rápida e a prioridade conferida à inteligência artificial. Houve avanços notáveis no programa espacial chinês, com sondas pousando na Lua e em Marte, além do progresso na construção de uma estação espacial própria, e em computação quântica. Se tecnologia já era prioridade quando o ambiente externo era mais favorável à China, o aumento da rivalidade geopolítica torna as autoridades ainda mais convencidas disso.

E na pauta de costumes? O governo pretende intervir mais?

A presença do Partido Comunista cresceu não apenas na economia, mas também na sociedade. Vou dar um exemplo com algo aparentemente menor, mas indicativo da mudança. Uma geração de chineses seguiu com grande interesse a série “Friends”, exibida na China a partir de 2002, inclusive para aperfeiçoar o inglês. No ano passado, numa reexibição da série, os fãs mais atentos notaram que foram cortadas cenas que remetiam a temas LGBT ou que tinham conotação sexual mais explícita — e essas cenas haviam sido exibidas integralmente cerca de 20 anos atrás. No Politburo chinês recém-anunciado, não há uma única mulher entre os 24 membros — e, nos últimos 25 anos, sempre houve uma mulher no grupo. A pauta de costumes na China não se limita a isso, mas as questões de gênero exemplificam bem como têm sido reforçados os papéis tradicionais na sociedade chinesa.

A China é um dos principais poluidores do planeta. A questão climática pode ser um obstáculo ao desenvolvimento chinês? A excessiva dependência do carvão não é um problema?

A China é responsável por cerca de 28% das emissões globais de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, não é trivial reduzir a dependência do carvão, que responde por quase 60% da matriz energética no país. Em 2020, Pequim anunciou a meta de começar a reduzir emissões até 2030 e zerá-las até 2060. Para isso, investe em energias verdes, mercado de carbono, novas tecnologias e metas para autoridades. O país sabe que está especialmente exposto aos riscos das mudanças climáticas e vê oportunidades para se posicionar como peça-chave na nova economia que se confirma a partir da transição energética – inclusive já é um grande provedor das tecnologias que viabilizam essa transição. Ocorre que, sobretudo em razão das tensões geopolíticas, do risco de apagões e da preocupação em garantir um crescimento econômico decente, o tema da segurança energética ganhou ainda mais importância nos últimos meses. Isso favorece o carvão, abundante no país, e o petróleo mais barato proveniente da Rússia. Ainda que tenha havido a orientação pró-descarbonização, no curto prazo esse objetivo compete, com viés de baixa, com outras prioridades na China.

Do ponto de vista geopolítico, a China tem se aproximado da Rússia, além de fazer reiteradas ameaças a Taiwan e alertas ao Ocidente. Na economia, estabeleceu importantes laços com a América Latina e a África. Na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, Xi Jinping pediu uma ordem internacional “mais justa e racional” e disse que os países devem abandonar a política de blocos e apoiar um sistema internacional “com a ONU no centro”. Quais as reais ambições chinesas?

As ambições chinesas em matéria de política externa não são pequenas — mas são correspondentes a um país que tem 1,4 bilhão de habitantes e que é a segunda potência econômica do mundo. Pequim entende que está em condições de sentar-se à mesa da política internacional e dar as cartas também. A China tem atuado para reformar regimes e organizações existentes, como a Organização Mundial do Comércio e o FMI. Mas também tem liderado iniciativas próprias, como a Nova Rota da Seda e o Banco Asiático de Infraestrutura e Desenvolvimento. Como potência ascendente, é natural que encontre resistência das potências estabelecidas e, nesse cenário, o ambiente externo torna-se mais desafiador à China. Nos dez anos de Xi Jinping, a política externa chinesa tornou-se mais assertiva. O país passou a ser a primeira potência comercial e a principal fonte de financiamento bilateral no mundo, o que contribui para sua influência no mundo em desenvolvimento e, claro, acirra tensões com o mundo desenvolvido. Abriu-se um novo capítulo de rivalidade estratégica entre China e EUA, e essa relação definirá a ordem internacional deste século.

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Fonte: CNseg