As atualizações de telemática estão transformando o seguro auto

O uso da telemática para monitorar os comportamentos de direção do consumidor está se tornando uma aposta importante no seguro de automóveis, mas a tecnologia também oferece grandes oportunidades para aprimorar a experiência do segurado. As operadoras líderes agora estão evoluindo seu uso de telemática para diferenciar seus produtos de seguro baseado em uso (UBI) para fornecer uma interface de usuário robusta e contínua, agilizar o tratamento de sinistros e influenciar a experiência de compra de apólices.

Seguradoras explorando novas formas de ajudar os segurados via telemática

À medida que as operadoras procuram maneiras de expandir o uso da telemática em produtos de seguros baseados em uso ( UBI), uma área notável em que podem agregar valor é a assistência de emergência. A telemática pode fornecer detalhes críticos de localização em caso de emergência médica, independentemente de ter ocorrido um acidente com o veículo. A mesma informação torna mais fácil para os motoristas pedir ajuda quando eles têm um pneu furado, ficam trancados do lado de fora do veículo ou ficam sem gasolina. Esses recursos estão presentes em plataformas telemáticas de veículos, como os sistemas Starlink da Subaru ou InTouch da Infiniti, e operadoras como a Nationwide também estão oferecendo plataformas sofisticadas de assistência na estrada que permitem que a ajuda seja convocada e rastreada para uma variedade de necessidades.

Há também um número crescente de integrações telemáticas de transportadoras e veículos. A State Farm e a Ford recentemente se uniram para conectar o programa Drive Safe & Save da State Farm, com veículos Ford e Lincoln elegíveis específicos para alavancar ainda mais os serviços de telemática. A General Motors e a OnStar também fizeram parceria com a American Family para subscrever apólices de seguro que usam telemática. Esses sistemas integrados monitoram os dados críticos do veículo e podem notificar o segurado quando a manutenção preventiva é necessária ou recomendada. Eles também podem ser usados ​​para identificar rapidamente as implicações de um acidente e quaisquer requisitos de reparo relacionados.

Além de monitorar o desempenho do motorista, as transportadoras também podem usar dados telemáticos para orientar os clientes sobre comportamentos de direção mais seguros e oferecer dicas de segurança na direção. A State Farm, por exemplo, oferece seu aplicativo Steer Clear para motoristas com menos de 25 anos, incluindo módulos educacionais sobre tópicos como o uso do Bluetooth ao dirigir, direção distraída ao enviar mensagens de texto ou jogar e lidar com situações especiais de direção. O aplicativo também oferece suporte a relatórios para um “mentor” do motorista, como um pai ou responsável. Esses tipos de recursos de instrução estão se tornando mais sofisticados e personalizados, ajudando as operadoras a fortalecer a fidelidade do segurado.

Detecção de colisão e envio de reclamações - onde a borracha encontra a estrada

A inovação em ferramentas telemáticas realmente vem em socorro quando o impensável ocorre. Esses aplicativos robustos podem usar dados coletados de sensores de veículos para analisar a extensão dos danos a um veículo e avaliar a probabilidade de ferimentos graves aos passageiros após uma colisão. De acordo com o Scorecard de seguro móvel do terceiro trimestre de 2022 do Keynova Group, nos últimos dois anos, várias grandes seguradoras - incluindo Allstate, Farmers, GEICO e USAA - introduziram soluções telemáticas que abrangem detecção de acidentes, assistência na estrada e registro de sinistros. Allstate e GEICO avançam ainda mais na adoção do segurado incorporando a tecnologia de telemática de envio de acidentes diretamente em seus aplicativos de serviço primário, onde os usuários têm o benefício de acesso na ponta dos dedos aos principais detalhes da apólice, informações sobre seus comportamentos de direção, acidentes conforme a necessidade e assistência a sinistros e requisitos simplificados de apresentação de reivindicações.

Para oferecer suporte ao envio de sinistros após um acidente, a telemática pode reduzir a quantidade de informações que um segurado precisa enviar, eliminando potencialmente a necessidade de uma inspeção de seguro no local e acelerando o processo de sinistros. Uma maior integração entre os sistemas telemáticos das transportadoras e dos veículos reduzirá os requisitos de inspeção de acidentes e ajudará a identificar problemas que seriam difíceis de detectar visualmente. Além de oferecer suporte a detalhes de localização precisos, a captura da hora do dia por meio da solução de telemática pode ser usada para indicar se a fadiga do motorista pode ter sido um fator em um acidente, e os dados que indicam comportamentos de direção segura podem sugerir uma chance reduzida de que o motorista estava em falta. Detalhes de manutenção também podem destacar outros possíveis fatores contribuintes para avaliação.

Novos Modelos de Venda e Compra de Seguro Auto

A conexão entre sistemas de telemática de veículos e seguros também suporta oportunidades de vendas de seguros incorporadas. Por exemplo, a General Motors recentemente começou a implementar uma integração de seus serviços de telemática OnStar e carros conectados com seguro subscrito pela American Family. A GM também planeja o uso futuro de uma câmera no veículo que rastreia os movimentos dos olhos e da cabeça dos motoristas para ajudar a empresa a definir taxas apropriadas para a cobertura de seguro de cada motorista individual.A Tesla também agora vende seguros para alguns de seus modelos em vários estados, empregando uma pontuação de segurança derivada de um aplicativo UBI embutido no veículo para determinar um preço mensal para o seguro do motorista. Esses tipos de integrações incorporadas do veículo e do seguro do motorista se tornarão um aspecto cada vez mais predominante da experiência de compra de apólices, pois a telemática continua a influenciar e monitorar os comportamentos de direção, bem como o próprio veículo.

O uso de sistemas telemáticos de operadoras também pode ser incentivado, oferecendo testes sem risco. Pelo menos uma das principais seguradoras de automóveis dos EUA – a Progressive – agora oferece aos segurados a opção de testar seu aplicativo de direção baseado em telemática. Os usuários simplesmente baixam o aplicativo, registram-se no Snapshot Road Test e dirigem por 30 dias. Na conclusão do teste de estrada, os usuários recebem uma cotação de apólice personalizada e sem compromisso com base em seus comportamentos de direção específicos - informações às quais a transportadora não teria acesso. Espere ver mais operadoras oferecendo opções como essa, pois elas veem valor no conhecimento avançado detalhado dos comportamentos de direção de seus segurados em potencial e, por sua vez, à medida que os consumidores reconhecem os múltiplos benefícios que podem aproveitar usando a tecnologia telemática.

Espera-se que as políticas automotivas apoiadas pela telemática continuem a expandir sua variedade de recursos. À medida que esses aplicativos de telemática continuam sendo atualizados, mais consumidores adotarão a tecnologia para economizar dinheiro, e as seguradoras se tornarão mais adeptas do uso da telemática para diferenciar seus produtos, reduzir riscos e despesas e continuar melhorando a experiência do segurado.

Fonte: Insurtalks