Por que as parcerias com insurtechs abrem caminho para as seguradoras da próxima geração

A indústria de seguros mudou constantemente de operadoras estabelecidas e estáveis ​​e algumas insurtechs inovadoras para a fusão das duas. Só as manchetes recentes mostram a frequência das parcerias hoje. Apesar de uma série de desafios enfrentados pelo setor, novos recursos, como big data e inteligência artificial, continuam a ajudar as seguradoras a gerenciar riscos e proteger seus clientes, otimizando custos e processos. No entanto, nem todas as seguradoras adaptaram seus processos internos com a mesma rapidez. Muitas operadoras estão usando sistemas de TI legados que tornam a inovação difícil e cara.

As seguradoras dependem cada vez mais das ferramentas e capacidades de um ecossistema de insurtech em expansão. Essas colaborações ajudam as seguradoras a permanecerem relevantes diante de uma recessão crescente, mudanças nas expectativas dos clientes e concorrência crescente. O investimento global em insurtechs ultrapassou a barreira dos US$ 10 bilhões apenas no final de 2021. Insurtechs trazem inovações tecnológicas muito necessárias para o setor de seguros tradicionalmente mais lento, com inovações como plataformas sem código e dados e serviços habilitados para API. Por meio da parceria, as seguradoras podem otimizar seus modelos de negócios e criar melhores experiências para os clientes.

Existem vários caminhos para as seguradoras e insurtechs colaborarem, incluindo aquisição, investimento, colaborações de software e muito mais. À medida que a tecnologia perturba o setor, insurtechs e operadoras precisam negociar as lacunas organizacionais, operacionais e culturais entre os dois.

Os benefícios

Ao colaborar com insurtechs, as seguradoras podem interagir e se modernizar mais facilmente, adaptando-se às mudanças nas demandas dos clientes. As empresas devem inovar ou correm o risco de ficar para trás dos concorrentes tecnicamente experientes no atual clima econômico instável. As Insurtechs podem fornecer conhecimento e experiência na solução de problemas de seguros com a tecnologia mais recente. Com muita frequência, as seguradoras acumulam dívidas técnicas de sistemas de TI legados.

As seguradoras exigem equipes caras de desenvolvedores de software para manter seus sistemas funcionando. Por outro lado, a parceria insurtech certa pode fornecer conhecimento técnico especializado para apoiar as ambições da seguradora. Uma pesquisa recente da Capgemini revelou que mais de 75% das seguradoras estão considerando colaborar com insurtechs para criar produtos novos e de ponta. Essas alianças também podem melhorar os processos operacionais, a experiência do cliente e o uso de dados. As seguradoras que ficam para trás no jogo digital correm o risco de perder clientes, já que 41% dos consumidores relatam que provavelmente abandonarão os provedores que não possuem recursos digitais. As seguradoras estão procurando maneiras de digitalizar sem perder o toque pessoal ou a precisão da avaliação de risco. Um exemplo pode ser visto na seguradora Spixii. Eles incorporam automação de processos cognitivos (CPA) para aprimorar a experiência do usuário. A CPA usa bots para escanear documentos e coletar dados; chega de leitura manual de documentos e digitação dupla de dados. Subscritores e reguladores podem gastar menos tempo examinando e digitando documentos, títulos e recibos de propriedades e mais tempo usando seus conhecimentos para processar rapidamente solicitações e reivindicações. Essas etapas em direção à automação iniciam a avalanche em direção à transformação digital em nível empresarial.

Um estudo da PwC anunciou que 75% das seguradoras relataram que mais eficiência operacional foi alcançada com a automação do fluxo de trabalho , em comparação com as operações manuais devido aos recursos integrados de processamento de dados e documentos. Imagine o quanto as seguradoras podem realizar com 75% a mais de eficiência operacional.

A tecnologia sem código é outro divisor de águas no setor de seguros. Com plataformas sem código, os proprietários de produtos podem atualizar rapidamente tabelas de taxas, formulários ou etapas de classificação, iterando em tempo real. A tecnologia sem código não apenas permite a eficiência da operação com um custo de propriedade menor, mas também cria capacidade de inovação.A tecnologia sem código permite equipes autossuficientes, capacitando as seguradoras a controlar seu próprio destino, em vez de esperar que fornecedores ou equipes de desenvolvimento construam em seu nome. Ao abrir espaço para a inovação, as seguradoras podem não apenas sobreviver às mudanças do setor, mas também prosperar em meio a elas. De acordo com o Gartner, a tecnologia sem código será usada para criar 65% de todos os aplicativos até 2024.

Regras de automação configuráveis ​​e sem código, jornadas de cotação e modelos de e-mail ajudam as operadoras e MGAs a aprimorar as experiências do cliente sem criar dívidas técnicas ou longos prazos de projeto. Projetar, desenvolver e lançar um produto de seguro em semanas ou meses permite que as empresas aproveitem as oportunidades à medida que se apresentam e acelerem o tempo de valorização.

As seguradoras podem trabalhar com parceiros do ecossistema para automatizar processos demorados. A tecnologia emergente pode ajudar em tudo, desde a abertura de novos canais de distribuição que expandem a presença da marca até o final do ciclo de seguro, acelerando o pagamento de sinistros para aumentar a fidelidade do cliente. Prevemos que as seguradoras expandirão as colaborações existentes e investigarão novas parcerias à medida que os negócios de insurtech amadurecem e desenvolvem soluções mais criativas.

Fonte: Insurtalks