Hoje é Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho
A segurança é algo importante que deve estar presente em todos os momentos da vida, inclusive no trabalho. Por isso foi adicionado a legislação brasileira a obrigatoriedade de serviços como medicina e engenharia de segurança do trabalho para todos os locais que possuem empregados. Vale destacar que o Brasil foi o primeiro país a contar com este serviço obrigatório por meio da iniciativa do ministro do trabalho
Este marco ocorreu em 27 de julho de 1972 por meio do então Ministro do Trabalho, Júlio Barata. O político publicou as portarias 3.236 e 3.237 que trazia a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Além disso, atualizou o artigo 164 da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. Considerando este fato histórico, foi definido o dia 27 de julho como o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Atualmente, diferentemente da época em que não havia leis sobre o assunto, as empresas não podem funcionar de maneira regular sem incluir medidas de proteção. O cuidado com a segurança pode começar com a inclusão das EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual, e exigência da utilização do mesmo no local de trabalho.
Estes equipamentos foram desenvolvidos com o intuito de resguardar os funcionários dos mais diversos tipos de lesões, incluindo proteção contra substâncias tóxicas. Entre os itens mais utilizados estão óculos de proteção, luvas, capacetes, protetores auriculares, máscaras, abafadores de som, cintos de segurança e equipamentos de segurança para as alturas.
Também existem os EPC - Equipamento de Proteção Coletiva, que possuem a mesma finalidade das EPI’s e são instalados no local de trabalho em si. Alguns exemplos são: redes de proteção, sinalizadores de segurança - como placas e cartazes de advertência ou fitas zebradas, exaustores, extintores de incêndio, fitas antiderrapantes, sensores de máquinas, entre outros.
Neste Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e em todos os outros dias do ano garanta que a sua empresa é um local seguro. Esta atitude protege ambas as parte, colaboradores e empresários. Sem acidentes, o funcionário pode continuar o seu trabalho e o empresário não precisará pagar uma indenização ou algum outro tipo de compensação pelo dano causado. Para ambos, colaborador e empresário, precisamos sempre estar atentos ao nosso bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, e além de tudo seguro em nossas atividades.
Sobre o SindsegSC
O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O SindsegSC é presidido por João Amato para Gestão 2022/2025.
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras