Seguros de pessoas crescem 17,02% e acumulam R$ 6,2 bi no 1º trimestre

O mercado de seguros de pessoas fechou o primeiro trimestre do ano com arrecadação de R$ 6,2 bilhões, alta de 17,02% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o setor movimentou R$ 5,3 bilhões. No primeiro trimestre o setor pagou cerca de R$ 1,4 bilhão em indenizações aos segurados, volume 19,75% superior ao registrado no mesmo intervalo de 2012. Os dados são da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade que representa 74 empresas que comercializam produtos de seguros de pessoas e previdência complementar aberta.

O segmento de seguros de pessoas engloba produtos como seguro prestamista, educacional, seguros de vida individual e em grupo, seguro viagem, entre outros. O seguro viagem, que cobre acidentes, extravio ou perda de bagagens, despesas hospitalares e médicas de viajantes no Brasil e no exterior, fechou o período com 22,1 milhões em arrecadação, expansão de 76,41%.

O segundo seguro com maior crescimento relativo foi o seguro funeral, que prevê cobertura, em caso de falecimento, das despesas com o sepultamento do segurado. Essa modalidade registrou R$ 58,9 milhões no primeiro trimestre, alta de 58,59% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Já o seguro prestamista, proteção financeira comercializada pelas seguradoras, principalmente, em parceria com redes de varejo, foi outro produto com desempenho positivo no período. A modalidade somou R$ 1,5 bilhão, 30,88% superior aos R$ 1,2 bilhão registrado nos três primeiros meses de 2012. O desempenho deve-se ao maior volume de vendas parceladas, principalmente no varejo.

O seguro de vida, produto de maior participação no mercado de seguros de pessoas, fechou o primeiro trimestre do ano com R$ 2,8 bilhões em arrecadação, um crescimento de 14,41%.

Ranking das seguradoras por prêmio o primeiro trimestre de 2013 – R$ 6,2 bilhões
Grupo BB/Mapfre (17,25%)
Grupo Bradesco (16,43%)
Zurich Santander Brasil Seg. e Prev. (14,29%)
Grupo Itaú (12,29%)
Grupo Caixa (5,89%)
Metropolitan Life Seguros e Previdência (4,01%)
Cardif do Brasil Vida e Prev. (3,66%)
Grupo HSBC (3,38%)
Icatu Seguros (2,76%)
Prudential do Brasil Seguros de Vida (1,80%)
*As demais seguradoras representaram 18,25% dos prêmios de seguros. Foram considerados, para este ranking, as respectivas holdings.

Fonte: CNseg