Você sabe o que fazer para poder dirigir no exterior?

Passagem aérea em mãos, hotel reservado e veículo à disposição para passear em um país estrangeiro. A combinação é bem interessante e alugar um carro pode proporcionar praticidade e liberdade na viagem, mas, para dirigir no exterior, é preciso seguir algumas orientações e conhecer as normas do país para não ter surpresas que prejudiquem os planos.

Antes de embarcar, é importante pesquisar sobre a legislação de trânsito do país de destino e verificar as leis que permitem a condução de veículos por motoristas estrangeiros. De maneira geral, é permitido ao estrangeiro dirigir em mais de 180 países como turista por até um ano, a partir da data de entrada em seu território. Para evitar problemas, a melhor opção é tirar a licença internacional conhecida como Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Esse documento é aceito na maioria dos países do mundo e as informações são traduzidas em vários idiomas, o que permite a comunicação com as autoridades estrangeiras. Para conseguir a PID, o motorista deve estar com a sua CNH em dia, pagar a taxa de serviço (DUDA) no valor de R$107 e agendar o atendimento no DETRAN pelo site ou Central de Relacionamento.

Alguns países não exigem a PID, mas seguem regras definidas por acordos e convenções internacionais que padronizam as leis de trânsito para aumentar a segurança nas estradas. Já em lugares como Reino Unido, Índia, Austrália, África do Sul, entre outros, por exemplo, existem outras especificidades: o volante dos carros fica no lado oposto, ou seja, do lado direito, e as mãos das estradas e ruas são invertidas. Isso exige uma atenção ainda maior do motorista, que deve buscar conhecer os costumes locais e dirigir com responsabilidade para evitar acidentes. Se você não se sentir seguro para dirigir, opte pelos transportes públicos ou planeje seu orçamento prevendo saídas de taxi. O importante é a segurança estar sempre em primeiro lugar! Sua e a dos outros!

Boa viagem!

Fonte: DPVAT