Direção: É preciso saber usar!

Tem sido crescente o número de ocorrências e acidentes de trânsito envolvendo qualquer tipo de motorista, desde os motociclistas até os condutores de ônibus. Dirigir um veículo na via pública é um risco que pode ser reduzido através da conscientização da população.

É dever de todo condutor dirigir defensivamente e sempre planejando suas ações com antecedência, a fim de se prevenir contra o comportamento indevido de outros motoristas e condições adversas.

Outro fator importante que devemos levar em consideração é a atenção que o motorista precisa ter para com as pessoas idosas e portadoras de deficiência. Igualmente, deve-se ter muito cuidado com as crianças que brincam nas ruas, geralmente atravessam as vias sem prestar atenção.

Os elementos básicos de uma boa direção defensiva são:

• Conhecimento das leis e dos riscos que o trânsito apresenta, bem como as condições adversas do trajeto;
  • Constante atenção em tudo;
  • Capacidade de decisão diante de uma situação imprevista;
  • Habilidade no volante;
  • Não usar o telefone celular enquanto dirige;
  • Não ingerir bebida alcóolica ou fazer uso de outras drogas, se for dirigir.

Enquanto se dirige podemos fazer amigos ou dependendo dos casos, inimigos. É preciso prestar atenção para não fecharmos os cruzamentos impedindo a passagem dos demais veículos, não realizar ultrapassagens em locais indevidos, e o mais importante, não desrespeitar os demais usuários da via.

Agindo dessa forma, o condutor será cada vez mais respeitado e valorizado por suas atitudes.

Para complementar a matéria, acesse aqui um vídeo sobre atitudes que não devemos ter ao ''pegar'' no volante. Esse e outros vídeos você encontra na nossa TV SindsegSC.

Este texto faz parte do programa Cultura da Convivência, idealizado pelo SindsegSC em 2013 com o objetivo de trazer dicas que estimulam o respeito e o bom senso em situações do dia a dia no trânsito das cidades. As dicas são divulgadas no Portal SindsegSC e ficam também disponíveis no menu SindsegSC / Responsabilidade Social e Ambiental / Trânsito – Conscientização.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina