2ª Conferência de Alto Nível em Segurança no Trânsito em 2015 e 3ª Semana Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito

Em 10 de abril de 2014, a Assembleia Geral da ONU aprovou Resolução sobre "Melhorar a segurança rodoviária global". A Resolução foi patrocinada pelo Governo da Federação Russa e co-patrocinado por dezenas de outros países. Entre as principais decisões, a resolução saúda o oferecimento do Governo do Brasil para sediar a 2ª Conferência de Alto Nível em Segurança no Trânsito em 2015, incentiva a inclusão da segurança no trânsito na agenda de desenvolvimento pós-2015, OMS convida a continuar a acompanhar os progressos na Década de Ação e solicita a organização da 3ª Semana Global da Segurança Rodoviária de 2015.

A Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária, ocorrerá nos dias 18 e 19 novembro de 2015, em Brasília, Brasil. A Conferência está sendo organizada, de forma conjunta, pelo Governo brasileiro e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Conferência terá nível ministerial, com o objetivo de revisar o progresso da implementação do Plano Global para a Década de Ação para a Segurança Viária 2011-2020 e abordará temas como saúde, transporte, educação, infraestrutura, segurança e questões de aplicação da legislação de trânsito, com vistas a acelerar reformas legislativas; revisão dos objetivos e indicadores globais e nacionais; criação de mecanismos de financiamento inovadores; e discussão da segurança viária no contexto da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. As discussões sobre a forma de enfrentar os desafios da segurança viária em todo o mundo resultarão em declaração intergovernamental, a ser submetida às Nações Unidas.

Além de delegações nacionais de ministros e representantes das áreas de transporte, saúde, educação, infraestrutura, legislação e outros setores, a Conferência mobilizará as Nações Unidas e outras organizações intergovernamentais, pesquisadores, sociedade civil e setor privado, a fim de reforçar os seus compromissos em torno de prioridades políticas nessa área.

Quanto à 3ª Semana Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito que ocorrerá entre 4-10 de maio de 2015, exemplo de anos anteriores, em que foram enfatizados os jovens (2007) e os pedestres (2014), desta vez o tema é: As Crianças e a Segurança no Trânsito”, incentivando ações em favor deste segmento, assim como a promoção do transporte seguro e sustentável na Agenda de Desenvolvimento Pós 2015. 

Em todo o mundo, mais de 500 crianças morrem todos os dias em acidentes de trânsito, dados da ONU. Outras dezenas de milhares são feridas, muitas vezes deixando sequelas permanentes. Apenas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, por dia, mais de 5 crianças são vítimas fatais do trânsito e, em um ano, cerca de 15 mil são hospitalizadas por esses acidentes.

Em resposta a essas estatísticas, colaboradores de Segurança Viária das Nações Unidas, lançaram a campanha global #SaveKidsLives ou em português #SalvemNossasCrianças. A ação é um apelo aos líderes mundiais para que incluam medidas de prevenção para as mortes no trânsito nos novos objetivos para o desenvolvimento global.

A campanha faz um chamado a sociedade para que contribuam com o apelo através da assinatura da Declaração das Crianças para a Segurança Viária. Essa declaração e assinaturas serão entregues na Terceira Semana Mundial de Segurança Viária das Nações Unidas, que acontece entre 4 e 10 de maio de 2015.

As atividades da Semana irão centrar-se da Declaração das Crianças e na colaboração com a mídia para disseminar o tema. A Declaração (www.savekidslives2015.org) foi desenvolvida de modo a refletir a voz das crianças de vários países, enfatizando suas visões de um mundo com trânsito mais seguro. Elas pedem infraestruturas como calçadas no trajeto casa-escola para que possam andar a pé e bicicleta; lombadas próximas às escolas; segurança nos transportes: escolar, de carro, de motos com dispositivos de segurança e condutores mais conscientes, as crianças demandam, principalmente, mais ação voltada à segurança no trânsito.

Assinando a Declaração das Crianças para a Segurança Viária estaremos contribuindo para que governantes e tomadores de decisão coloquem a segurança viária das crianças em pauta, chamar atenção à necessidade de redução do número de mortes nas estradas em todo o mundo e apoiando um movimento de segurança viária liderado por crianças mundialmente.

As medidas são urgentes em todos os países. O Departamento Nacional de Trânsito já está participando. Assine, faça a sua parte!

Não vamos ficar de fora desse movimento mundial!

Fonte:DENATRAN