Acidentes por excesso de velocidade aumentam mais de 26% em Blumenau

Velocidade no trânsito, embriaguez, imperícia, defeitos mecânicos e defeitos na via. Esses foram alguns dos motivos para os mais de 2,5 mil acidentes de trânsito registrados em Blumenau no primeiro semestre de 2015. Os dados são do Seterb e foram compilados pelo Movimento Maio Amarelo, e mostram que, embora o número de acidentes na cidade venha caindo, as estatísticas são preocupantes.

Em comparação ao último semestre de 2014, nos primeiros seis meses de 2015 o número de acidentes resultantes do excesso de velocidade aumentou 26,5% — foram 124 casos registrados. O número é parecido com o de acidentes causados por embriaguez: 108. No entanto, os números são pequenos se comparados aos de acidentes causados por imperícia: 2.263.

Por imperícia, Marcia Pontes, coordenadora do Maio Amarelo, explica:

— São os casos em que o motorista não tem condição de dirigir. Seja por falta de experiência, medo ou qualquer falta de preparo. Pessoas que se arriscam no trânsito mesmo sem as habilidades suficientes para isso.

O número alto corresponde a mais de 370 acidentes deste tipo por mês. De janeiro de 2014 a junho de 2015, os acidentes por imperícia somaram mais de 9 mil casos, enquanto todos os outros tipos de acidentes juntos não chegam a 900. Como imperícia, a Guarda de Trânsito conta também os acidentes causados por imprudência e falta de atenção, nos boletins mensais que foram a fonte da pesquisa do Maio Amarelo.

No primeiro semestre do ano passado, o número total de acidentes foi de cerca de 4,1 mil, quase 60% maior do que o registrado no mesmo período em 2015. No entanto, mesmo com o aumento da fiscalização com radares, mais casos de excesso de velocidade foram registrados.

Segundo Marcia, os dados ainda não estão completos pois o Seterb não divulga mais informações sobre os acidentes, como a faixa etária dos condutores ou o tamanho da infração nos casos de excesso de velocidade, por exemplo.

— Ainda não conseguimos traçar um perfil dos acidentes de trânsito em Blumenau, mas são dados que a população precisa saber para conseguir combater. Os acidentes estão caindo, mas ainda há um número altíssimo que deve ser divulgado — finaliza.

Fonte: Jornal de Santa Catarina