Allianz divulga Relatório de Sustentabilidade 2014
A Allianz Seguros publica o seu terceiro relatório anual de sustentabilidade que está disponível no endereço: www.relatorioallianz.com.br. Referente à atuação da companhia em 2014, trata o tema nas dimensões social, ambiental e econômico-financeira. O documento foi elaborado com base nas diretrizes G4 – versão mais atual da Global Reporting Initiative (GRI), organização que estabeleceu o padrão de relato de sustentabilidade mais difundido internacionalmente.
“Temos a Sustentabilidade como um de nossos pilares. Em nosso entendimento, a gestão sustentável é a melhor maneira de uma companhia ser próspera nos negócios e realmente estar inserida na sociedade em que atua. Então, ao integrarmos as questões sociais, ambientais e de governança fortalecemos os nossos resultados e impactamos positivamente o presente e o futuro de pessoas e locais com nossas ações”, afirma Ingo Dietz, diretor de Relações Institucionais da Allianz Seguros.
Desenvolvimento da sociedade
O ano de 2014 foi emblemático à Allianz. Além de ter completado 110 anos de operação no Brasil, comemorou os 20 anos da Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA). Ao longo dessas duas décadas, a instituição atendeu mais de seis mil crianças e adolescentes da comunidade Santa Rita, localizada no bairro de Cangaíba, zona leste de São Paulo.
O My Finance Coach é outra ação da Allianz voltada à sociedade. Totalmente gratuito, é aplicado por jovens aprendizes até membros do Comitê Executivo da companhia a alunos de 10 a 14 anos de escolas públicas e privadas e ONGs das capitais paulista e fluminense. Até o final do último ano, 4.300 jovens de 15 instituições foram beneficiados.
Soluções verdes
Por pertencer a um Grupo conectado com os desafios globais, a Allianz Brasil oferece seguros que auxiliam na mitigação dos impactos ambientais e sociais. Como exemplos, podem ser citados os produtos Agrícola e Floresta, com indenizações em caso de perdas por condições adversas do clima, como também o Residência, Condomínio e Empresa PME, que oferecem consultoria e descarte sustentáveis aos segurados.
Contribuição dos colaboradores
Ao longo de 2014, a região Sudeste, onde está instalada a sede da Allianz e concentrados cerca de 90% dos colaboradores da Allianz, viveu a pior crise hídrica dos últimos 84 anos. Então, como forma de contribuir na contenção desse cenário, a Allianz, com a colaboração de seus empregados, intensificou as ações de uso consciente do recurso.
Além de o prédio em São Paulo obedecer a rígidos requisitos ambientais e de sustentabilidade com certificação ambiental e selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) e ser preparado, por exemplo, para captar a água da chuva, muita disciplina e auxílio de outros itens incidiram contra o desperdício. E, portanto, implicaram no percentual de economia em 2014, em relação a 2013.
Perspectivas
Em 2015, a Allianz espera crescer aproximadamente 10%, isto é, acima do mercado. Porém, pautada no desenvolvimento sustentável e em inovação. Prova disto é o lançamento do Allianz Auto Instituto Ayrton Senna, o primeiro seguro de automóvel com o benefício social do Brasil.
Sobre a Allianz Seguros
No País há 110 anos, a Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional por meio de suas 52 filiais e 27 representações.
A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa, com presença em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.
A Allianz SE, holding do Grupo, é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).
Fonte: Virta Comunicação Corporativa