Apesblu: Fernanda Vogt é Recordista Mundial!

Nos primeiros dias de agosto de 2019, a atleta Fernanda Vogt de 23 anos participou do campeonato “Down Syndrome Championships of the Americas” na cidade de Morelia, no México. Fernanda disputou as provas de natação nas modalidades Revezamento 4x100m Medley, Revezamento 4x50m Livre, 400m Livre, 100m costas, 200m livre, 4x50m livre misto, 50m Borboleta e 50m Livre.

Na competição a atleta conquistou grandes resultados, porém, no dia 13 de novembro um resultado muito importante foi divulgado! Fernanda Vogt quebrou o Recorde Mundial na prova de 400m Livre com o tempo 8:03.18. Na ocasião divulgamos que a atleta havia ficado na 3ª colocação da prova, e realmente ficou, porém, nesta competição não há divisão de categorias e se a atleta tivesse disputado em sua categoria, teria ficado em 1º lugar. Sendo assim, Fernanda foi declarada hoje como a Recordista Mundial na prova de 400m Livre.

O técnico Carlos Henrique Oliveira disse que foram “pegos de surpresa”. Ele comenta que no último campeonato que a Fernanda participou entre os dias 10 e 12 de novembro, a comissão da CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais) afirmou ao técnico que a atleta poderia ter batido o recorde e que assim que a competição se encerrasse teriam uma resposta, como veio a acontecer.

Fernanda Vogt é a atleta com Síndrome de Down mais promissora no Brasil e possui as maiores chances de conquistar medalhas no Campeonato Mundial. No último Campeonato Brasileiro que ocorreu no início de novembro, a atleta chegou bem perto de quebrar o recorde brasileiro na prova de 100m Livre que hoje é de um atleta mosaico, que é separado dos atletas com Síndrome de Down nas provas internacionais.

Para o técnico, a próxima meta para atleta são as férias! Ele conta que “foi um ano intenso” e que a atleta retorna desse descanso ainda este ano em Dezembro com a preparação para o Circuito Loterias Caixa Regional Rio/Sul e também para o Mundial. O técnico diz estar na expectativa da convocação que deve sair ainda no mês de novembro.

Fonte: Apesblu