Associação Brasileira de Responsabilidade Social discute microsseguro
Uma palestra sobre o projeto “Estou Seguro” fez parte da programação desta quarta-feira, 4, do 7º Seminário “A Responsabilidade Social com foco nos stakeholders”, evento realizado na sede da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-Rio), no Centro do Rio. O workshop, promovido pela Associação Brasileira de Responsabilidade Social, se tornou mais uma oportunidade para demonstrar a importância do microsseguro, uma das principais ações de políticas sociais para reduzir as vulnerabilidades da população de baixa renda. A palestra, apresentada por Pedro Henrique F. Pinheiro, analista técnico da Superintendência de Relações com o Mercado (Surem) da CNseg, serviu também para ratificar o papel relevante do mercado segurador no crescimento econômico e no progresso da sociedade.
Pedro Pinheiro, em sua palestra de uma hora, destacou as principais ações para a implementação do microsseguro no País, a começar do projeto “Estou Seguro”, o piloto realizado no Morro Santa Marta, com financiamento compartilhado entre OIT e seguradoras, para sensibilizar a população de baixa renda sobre a importância do seguro. Lembrou o marco regulatório do microsseguro, as premissas dos produtos, como clausulado simplificado, celeridade no pagamento das indenizações (10 dias corridos), prêmios baixos, canais alternativos de distribuição, incluindo-se aí os meios remotos (internet, celular, etc).
O encontro da Abrares prossegue até sexta-feira, dia 6, mas, no último dia, os debates vão ocorrer no auditório Léslie Afrânio Terry, do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), na Cidade Universitária, na Ilha do Governador.
Fonte: CNseg