Blumenau ganha reforço para atender situações de emergência da Defesa Civil


Foto: ADRIANO LINS / Jornal de Santa Catarina

A partir desta quinta-feira a cidade conta com um importante reforço para enfrentar situações de emergência. Com inauguração marcada para as 19h, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Blumenau, foi instalado na Rua Itajaí, no Vorstadt, anexo ao Complexo Esportivo do Sesi. Com um investimento de cerca de R$ 853 mil, o local que abrigará o Cigerd conta com equipamentos modernos, computadores, salas de reunião, entre outras instalações. A estrutura conta com gerador e é autossuficiente em caso de falta de fornecimento de energia na cidade.

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a unidade é uma forma do Estado e do município atuar lado a lado nas ações. Ele aponta que cada região tem sua peculiaridade, por isso, diz que é necessário criar protocolos atrelados à realidade local.

– Na ocorrência de um desastre, a sala de circulação do Estado entra em operação, as pessoas que estão ligadas ao Grupo de Ações Coordenadas (Grac) regional vêm até o Cigerd e coordenam suas equipes regionalmente, com todo o suporte e interligação com a central (que fica em Florianópolis) – explica o secretário.

Além do Cigerd de Blumenau, a Secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando outros 20 centros com estrutura semelhantes distribuídos entre as associações regionais no Estado, mais o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que está sendo finalizado em Florianópolis. A unidade de Blumenau é a primeira a ser entregue. Para o coordenador regional de Defesa Civil, Jackson Dirceu Laurindo, a nova estrutura cria melhores condições e ferramentas para atuar junto aos municípios.

– Agora temos uma identidade, vamos, com isso, ser uma referência, receber e capacitar os municípios. Atuar em conjunto com eles, organizando e estruturando os protocolos e fomentar este tipo de estrutura nas cidades – disse.

Unidade vai atender 14 municípios da região
O Cigerd de Blumenau vai atender os 14 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi): Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó. O secretário municipal da Defesa do Cidadão de Blumenau, Rodrigo Quadros, vê como positiva a implantação deste centro na região.

– Já possuímos uma estrutura de qualidade para o gerenciamento de riscos e desastres, mas este centro regional vai contribuir para o estreitamento dos laços e na agilidade de solicitação do município de Blumenau junto ao governo do Estado – comenta.

Ontem pela manhã, representantes das ADRs locais e dos bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal participaram de uma reunião no local para montar um núcleo de resposta à crise regional, conhecer a nova estrutura e como ela vai contribuir para o gerenciamento de ações em conjunto com a Defesa Civil e os municípios.

– Estaremos trabalhando com treinamento, preparação de protocolo, integração, analisando plano de contingência. Esta será uma sala de estudos e, durante uma situação de crise, um local de coordenação regional. O governador do Estado estará aqui para atender a imprensa e os representantes municipais – finaliza Moratelli.

Fonte: NSC Santa | Jornal de Santa Catarina