BR 470 - Cinco multas por minuto

 Em aproximadamente quatro horas de fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Blumenau registrou com o radar 1.186 imagens de excesso de velocidade na BR-470, no trecho de Gaspar, no domingo. Cerca de cinco multas por minuto. Entre os flagrantes mais graves estão o de um condutor que pilotava uma moto a 105 km/h, deitado sobre o banco do veículo, e o de um motorista de um Stilo que estava a 148 km/h.


Na rodovia federal, o limite máximo de velocidade permitido é de 80 km/h. Em alguns trechos como, por exemplo, perto de lombadas eletrônicas, o limite pode ser reduzido. As ações de fiscalização feitas pela PRF ocorrem pelo menos três vezes por semana.

A fiscalização de domingo ocorreu em três pontos considerados importantes por
registrar em excesso de velocidade, concentração de veículos e maior número de acidentes, como explica o chefe da 4ª delegacia da PRF, João Atadeu de Melo. Os locais não foram divulgados, pois são pontos frequentes de fiscalização. Segundo Melo, o alto número de 1.186 flagrantes de excesso de velocidade é um somatório de situações: falta de compromisso com a vida, final de semana, desobediência às normas de trânsito, não observação das placas de limites de velocidade e uma grande parcela de irresponsabilidade ao dirigir, com velocidade excessiva para o local, em uma estrada de pista simples e movimentada.

– A sinalização de limite de velocidade é colocada através de um estudo técnico para cada trecho, com um limite de velocidade seguro. A rodovia, com a sua sinalização, seu traçado e estado de conservação do asfalto são um conjunto de situações favoráveis para que motoristas trafeguem em alta velocidade, mas esta condição boa do Alto Vale deve ser usada para garantir uma certa segurança e não para que os motoristas trafeguem desrespeitando o limite permitido.

Fiscalização é primordial, de acordo com educador de
trânsito

Para o instrutor de trânsito e diretor de ensino do Centro de Formação de Condutores Socetran, Christian Luis Koch, irá demorar para convencer os maus motoristas de que é necessário respeitar a velocidade. Por isso, a importância de uma fiscalização constante com equipamentos eletrônicos que, com o tempo, deverá condicionar os condutores a respeitar a velocidade permitida:

– Para tentar mudar um hábito, é necessário ficar lembrando, corrigindo e pegando em flagrante, pois, se o motorista pratica o ato e ninguém vê, ele vai repeti-lo. Então, se há uma sucessão de fiscalizações, fica difícil cometer a infração novamente.

Quanto ao limite de velocidade da rodovia, Koch faz uma análise pensando em qual é do objetivo o condutor ao utilizar a BR-470: se for para
ganhar tempo, o limite permitido está baixo; se for para testar a tecnologia dos veículos, também está muito baixo; mas, se é para considerar a resistência que o corpo tem ao se chocar com um obstáculo físico, a velocidade de 80km/h é alta.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no trecho da BR-470, onde foi feita a fiscalização pela PRF, o número de veículos que trafegam por dia é de cerca de 20 mil, sendo que durante as férias e temporada de verão há um incremento de 40% no fluxo diário na rodovia.

Tendência é que, quanto mais fiscalização houver, maior o respeito à lei
Os 1.186 flagrantes por excesso de velocidade feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Gaspar refletem o desrespeito extremo dos motoristas, avalia o especialista em regulação de transportes terrestres, servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) e professor da Univali, Gilmar Cardoso. Para ele, quanto mais fiscalização houver, a tendência é que as pessoas andem na velocidade limite da rodovia.

– O que pode ser feito como aliado para fiscalização móvel da PRF é colocar em alguns pontos estratégicos controladores fixos. O que é importante frisar é que os valores das multas estão congelados desde 1998, e o que era alto na época agora não é tão significativo.

Após duplicação, velocidade máxima permitida pode ser reavaliada
Cardoso acredita que, com a melhoria da rodovia, que será duplicada, aliada à fiscalização rígida, há a possibilidade de reduzir o desrespeito à velocidade máxima permitida, já que na BR-470, como há perda de tempo em congestionamentos, os motoristas aproveitam o trecho livre para recuperar o tempo. Por enquanto, o aumento da velocidade permitida da rodovia federal não deve ser cogitado, pois há muitos acidentes, tráfego intenso, congestionamentos e paradas repentinas.

Segundo o chefe da 4ª delegacia de Polícia Rodoviária Federal, João Atadeu de Melo, após a duplicação, deve ser feito um estudo técnico para avaliar se a rodovia, a exemplo da BR-101, que tem como limite 100km/h, comporta e suporta o aumento da velocidade.

VELOCIDADE E INFRAÇÃO

De acordo com o art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em velocidade superior à máxima permitida no local tem como penalidade multa. Veja os tipos de infrações:

- Trafegar com velocidade superior à máxima em até 20%: infração média e multa

- Trafegar com velocidade superior à máxima em mais de 20% até 50%: infração grave e multa

- Trafegar com velocidade superior à máxima em mais de 50%: infração gravíssima e com penalidade de multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão da carteira de habilitação

 

      

Fonte: Jornal de Santa Catarina