Capitalização cresce 10,6% no quadrimestre

A Federação Nacional de Capitalização - FenaCap - divulgou que, entre janeiro e abril deste ano, o segmento de capitalização distribuiu R$ 367 milhões em prêmios para clientes sorteados em todo o país. O montante corresponde a um crescimento de 18,9% em relação a igual período do ano passado.

As provisões técnicas - valor total garantido por aplicações financeiras e que será futuramente devolvido aos clientes -, cresceu 17,4% em relação a 2013, atingindo um volume de R$ 27,6 bilhões.

"As pessoas estão cada vez mais aplicando nos títulos de capitalização como forma de juntar dinheiro e realizar um sonho, seja por meio dos sorteios ou do resgate feito ao fim do contrato. A diversificação dos produtos, cada vez mais adaptados às necessidades dos clientes, a ampliação dos canais de distribuição e a exploração de nichos específicos de mercado, a exemplo dos títulos de capitalização para garantia de aluguel residencial ou comercial tem contribuído para o crescimento do setor", diz Marco Antonio Barros, presidente da FenaCap.

No período, as 17 sociedades de capitalização que integram o quadro da entidade foram responsáveis pela geração de R$ 6,7 bilhões em receitas no período, um avanço de 10,6%. O volume de recursos devolvido aos clientes por meio de resgates finais e antecipados também cresceu, atingindo o montante de R$ 4,7 bilhões, representando um crescimento de 21% no mesmo período.