Chubb destaca vantagens de unificar em uma só apólice o seguro para prestadores de serviços contra danos a terceiros

A Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo, passou a divulgar com mais intensidade a solução que permite às empresas a possibilidade de unificar em uma só apólice os seguros contratados para cobrir danos a terceiros causados por qualquer prestador de serviço. “Basta que esse prestador esteja a serviço do contratante, que é denominado estipulante da apólice.

Trata-se de um modelo de contratação inovador, denominado OCIP (Owner Controlled Insurance Program)”, diz Danilo Uhlmann, Diretor de Subscrição de Responsabilidade Civil Geral e Riscos Ambientais da Chubb.

“A contratação da OCIP equivale ao ato de adquirir uma apólice exclusiva para cobrir cada um dos prestadores de serviços terceirizados”, explica Danilo. Segundo ele, a proteção contra danos materiais e pessoais é automática, mesmo que o serviço tenha sido realizado por apenas algumas horas. Segundo o executivo, a solução vem sendo procurada principalmente por organizações que contratam vários prestadores de serviços, empreiteiros e outros terceiros.

O executivo explica que o OCIP demanda uma operação complexa e, por isso, exige muito conhecimento e especialização por parte da seguradora. “Poucas companhias podem ofertar uma solução como essa, em todo o mundo. No Brasil, a Chubb lançou esse produto de modo pioneiro há alguns anos”, relata.

De acordo com ele, o produto já está bem assimilado no exterior, sobretudo nos Estados Unidos e Europa. “No Brasil, estamos intensificando a sua divulgação, com apoio dos corretores de seguros, pois a sua adoção tem sido crescente”, informa.

Danilo Uhlmann afirma que, para as empresas, o OCIP promove a centralização dos processos, bem como a padronização de coberturas, limites e franquias. Ele conta que a solução possibilita um controle muito simples do custo, vigência, franquia, coberturas e pagamento do seguro de cada um dos prestadores de serviço. “Por isso, o gerenciamento dos seguros torna-se muito mais simples e eficiente”, ressalta.

Oportunidades para o corretor de seguros

De acordo com o diretor, o corretor de seguros, em especial, obtém muitas facilidades com essa proteção, pois, ao invés de realizar uma produção pulverizada, ele pode fazer a gestão das apólices de forma simplificada e centralizada.

Ao comentar as oportunidades oferecidas a esse profissional, Danilo salienta que as empresas, hoje em dia, estão terceirizando todos os setores que não são considerados atividade fim. “Não se trata apenas de limpeza, portaria e segurança. Algumas chegam a terceirizar a própria produção, como as montadoras”, afirma.

Por esta razão, ele conta que é comum a existência de empresas com muitos terceirizados e que, por este motivo, não têm informações satisfatórias sobre quem possui seguro e quais são as coberturas. “O OCIP padroniza as coberturas e, por isso, resolve um grande problema de administração, gerando economia de escala e valorizando o tempo do gestor”, finaliza.

Fonte: SindsegRS | Revista Cobertura