Ciclovias protegidas? Nova Iorque dá exemplo de segurança e mobilidade urbana

Implantar ciclovias protegidas nas cidades é um problema ou uma solução? Um estudo sobre as ruas de Nova Iorque, divulgado no site FastcoExist, aponta que separar os diferentes tipos de tráfego torna os deslocamentos mais rápidos.

Desde 2007, a cidade conta com trechos de ciclovias protegidas que vem diminuindo o risco de acidente para ciclistas e pedestres. O estudo mostra que, mesmo com o grande aumento do número de ciclistas, o número total de acidentes envolvendo os que se deslocam sobre duas rodas caiu entre 2001 e 2013, representando uma diminuição de 65% no risco de acidentes relacionados com o ciclismo urbano. O número total de acidentes envolvendo todos os meios de transporte caiu 20% nesse período. Além disso, o tempo de deslocamento nessas ruas também diminuiu. Por exemplo, o tempo gasto no trânsito na Columbus Avenue caiu 35%.

Já na Primeira Avenida a velocidade média dos táxis ficou maior nos trechos onde as ciclovias foram instaladas e, nos trechos sem ciclovias, houve um aumento no tempo de deslocamento.

De acordo com o estudo, os novos espaços ajudam até mesmo o comércio local, pois a cidade descobriu que as ciclovias protegidas estão diretamente ligadas a um aumento das vendas nos locais em que estão instaladas, bem como o desenvolvimento de novos postos de trabalho e o aumento no fluxo de turistas.

Fonte: DPVAT