Sindseg SC

Comissão Técnica Automóveis debate a preocupação com um trânsito mais seguro

11/11/2016

Dirigir falando ou digitando mensagens no celular infelizmente está se tornando uma cena cada vez mais comum. A distração ao volante é uma grande causa de acidentes no trânsito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o uso do celular ao volante aumenta 400% a chance de acidentes.

É com essas estatísticas e de olho nas novas mudanças do Código Brasileiro de Trânsito que a Comissão Técnica Automóveis do SindsegSC demonstrou  preocupação com este assunto na reunião no dia 7 de novembro, realizada na sede do SindsegSC.

 Para tratar do tema, foi utilizado como apoio uma reportagem produzida pelo Fantástico e divulgado no G1 sobre o aumento do rigor nas multas de trânsito, principalmente sobre o uso do celular. A matéria aborda também outros temas importantes, tais como, direção sob o efeito do álcool e suas consequências perante as alterações realizadas na lei.

No dia 1º de novembro passaram a valer as alterações, que apresentaram aumento geral nas multas e também trouxeram algumas novidades, veja alguns exemplos:

A Comissão, que é coordenada pelo Diretor Rodrigo Chavantes, tem a conscientização como uma das principais metas para a construção de um trânsito mais humano. O assunto é constantemente trabalhado pelos integrantes do grupo, como por exemplo, na última edição da revista Bem Seguro, em que a comissão divulgou a matéria especial “Dirigir e digitar: uma ameaça no trânsito”.

Segundo dados apresentados na matéria, no período de janeiro a março deste ano em Blumenau (SC) foram multados 1.017 motoristas pelo uso do celular ao dirigir. Somente este período já representa 61,5% do total de multas registradas pela mesma infração em 2015, com um número de 2.647.

O uso do celular ao dirigir e também o consumo de álcool ao volante são uma das principais preocupações da comissão e do SindsegSC. Diversas campanhas foram desenvolvidas e voltadas para a conscientização, como Brinde a Segurança, Campanha VIVA, Lei Seca – Trânsito pela Vida, Semana Nacional do Trânsito e o Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção, que trabalha com crianças nas escolas catarinenses. Além disso, também são produzidos informativos, flyers e materiais on-line sobre segurança no trânsito. Para 2017 a comissão continuará focada no tema.

Acesse aqui para conferir a matéria da comissão na 6ª edição da Revista Bem Seguro.

 *Com informações do G1

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

Aniversariantes Ver todos

SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067 - Fale conosco
W2O Softwares para Internet

Melhore sua experiência de navegação:

O navegador que você está usando é ultrapassado e pode estar colocando seu computador em risco!
Recomendamos que você atualize seu navegador ou faça o download de navegadores modernos como os listados abaixo: você vai sentir a diferença!

Fechar Aviso