Confira os modelos de veículos mais roubados e quanto custa o seguro de cada um deles

A empresa Bidu Corretora divulgou um levantamento, utilizando dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), com os veículos que mais foram roubados ou furtados no país no primeiro semestre. No total, as seguradoras tiveram que cobrir o valor de 118 mil veículos neste período. Considerando a frota de veículos com seguro no país, o que teve mais roubos/furtos foi o GM Chevrolet Celta 1.0, com 6.055 ocorrências (de um total de 170.524 veículos segurados), seguido VW Volkswagen Gol 1.0, com 4.514 ocorrências (de 253.594 veículos com seguro) e o Fiat Palio 1.0 com 4.127 roubos/furtos (de um total de 219.654 com seguro).

A pedido da coluna a Bidu Corretora apurou a lista de veículos mais roubados/furtados em Florianópolis e em Joinville entre janeiro e julho, com dados da Susep, e fez uma pesquisa de preços entre três seguradoras para saber a média praticada no mercado de cada cidade. De acordo com a Susep, nos sete primeiros meses deste ano foram roubados/furtados em Santa Catarina 3.164 carros e pick-ups nacionais e importados com seguro. Confira, a seguir, os modelos que mais registraram sinistro e que tinham seguro em Florianópolis e em Joinville e o valor médio do seguro para o perfil de um homem de 35 anos, casado e sem filhos:

Veículos mais roubados/furtados

Nº veículos segurados

Nº veículos roubados/furtados entre os carros com seguro

Valor médio seguro Florianópolis

Valor médio seguro Joinville

Como o levantamento da corretora demonstra, os seguros em Joinville são mais caros do que os de Florianópolis, na média. De acordo com a Bidu Corretora, as seguradoras possuem “estratégias de precificação complexas” e que envolvem diversas variáveis. “Uma das variáveis é o endereço do segurado. Dessa forma, pessoas que moram em locais com maior incidência de roubos e furtos de carros, assim como de acidentes em geral, possuem risco maior de registrarem um sinistro e, geralmente, pagam mais caro no seguro”, explicou Marcella Ewerton, coordenadora de marketing da empresa.

Seis montadoras diferentes fabricam os 10 veículos mais roubados ou furtados do Estado nos primeiros sete meses deste ano levando em conta os modelos que tem seguro – Flávio Tin/ND Ainda conforme Marcella, se você tem um dos modelos da lista dos carros mais visados, é recomendado tomar alguns cuidados para evitar o roubo ou furto do veículo. “Invista em equipamentos de segurança como alarmes e travas, não estacione em lugares perigosos, sempre confira se trancou o carro e fechou as janelas antes de deixá-lo. Além disso, nada de deixar o carro ligado com a chave dentro nem por um minutinho. Tome cuidado com a chave do veículo e estacione sempre em lugares iluminados”, indicou a executiva da Bidu.

Além das dicas para evitar um roubo/furto, Marcella Ewerton esclarece que se o seu veículo sofrer um sinistro e a seguradora não conseguir localizá-lo, você recebe o valor da Tabela Fipe. Há opções no mercado de seguros que cobrem apenas roubos ou furtos e que são mais baratos. No caso de você escolher um modelo menos visado para roubos/furtos, a tendência é de pagar um seguro mais barato do que os da lista acima.

Fonte: CQCS | Notícias do Dia