Consumidores online com mais de 50 anos já são dois milhões

O mercado online nos últimos anos cresceu acima das expectativas. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas pela web em 2013 registraram um crescimento de 28% em relação a 2012, chegando ao montante de R$ 28,8 bilhões faturados. Entre estes números está um nicho que se destaca: o público com idade acima de 50 anos que, só em 2013, somou mais de dois milhões de compradores.

Dois motivos explicam porque este público prefere a compra pela web: comodidade e confiança. No quesito comodidade, o  fator que mais atrai o público acima de 50 anos, é a facilidade em comprar sem sair de casa. Não precisar se deslocar até uma loja física, enfrentar o trânsito e ser atendido pelos vendedores. Quanto a confiança, este é um público que costuma ser fiel às suas escolhas e decide a sua compra por confiar na marca do produto. Opta por lojas nacionais ou da região onde mora, busca informações com outras pessoas e é influenciada por boas recomendações.

O consumidor com mais de 50 anos é o segundo público online que mais cresce, conforme pesquisa realizada pela E-bit.  Um dos motivos que impulsiona este crescimento é a intimidade desta faixa etária com o acesso à internet. Tendo em vista que, no início da popularização da internet, no final da década de 90, estes usuários tinha entre 30 e 40 anos e não tinham dificuldade em incluir-se digitalmente. Outro fato é que, em geral, este público hoje tem uma situação financeira mais confortável e estável, o que ajuda a movimentar as vendas online. De acordo com a ABComm, a expectativa para 2014 é de um crescimento no setor de aproximadamente 27% em relação ao ano passado.

Fonte:www.portalmakingof.com.br