Dano elétrico é a principal causa de sinistros das PMEs, aponta BB E MAPFRE
Levantamento do GRUPO BB E MAPFRE revela que a reposição e/ou reparação de aparelhos danificados em decorrência da oscilação elétrica foram a principal causa de prejuízos das pequenas e médias empresas (PMEs) no ano passado. Dos 6,8 mil chamados da carteira de seguro empresarial, 2,4 mil foram para acionamento da cobertura de Danos Elétricos.
A segunda causa foi o roubo/furto de bens com 1,3 mil aberturas de sinistros, seguida por prejuízos gerados por vendavais, com 755 ocorrências.
“Os dados mostram um retrato dos principais riscos a que as pequenas e médias empresas estão mais sujeitas e como o seguro é uma importante ferramenta para a sustentabilidade do negócio”, afirma Jabis Alexandre, diretor geral de Massificados do GRUPO BB E MAPFRE.
Mapeamento dos riscos
Além dos riscos previsíveis, como incêndio, explosão, queda de raio e roubo, o seguro empresarial deve ser um aliado na sobrevivência da empresa.
“Junto com seu corretor de confiança, o empreendedor deve avaliar as características internas da companhia. Por exemplo, se algo prejudicar o funcionamento da empresa, o negócio tem capital para sobreviver? Caso a resposta seja não, a cobertura para lucros cessantes deve ser considerada”, orienta o especialista.
Outra dica importante é a busca por coberturas exclusivas para cada tipo de operação. Os diversos seguros empresariais do GRUPO BB E MAPFRE oferecem a opção de Responsabilidade Civil específica para hotéis, concessionárias e garagistas, por exemplo.
Outra opção que vem sendo procurada por estabelecimentos comerciais localizados em grandes centros é a cobertura para tumultos. Essa opção garante o ressarcimento e/ou reparação de danos na fachada e nos bens da empresa ocasionados por saques, invasões, aglomerações e demais perdas ocorridas pelo tumulto.
Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com mais de 6 mil colaboradores, mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.
Fonte: CDN Comunicação Corporativa