Datapopular divulga pesquisa sobre o rumo da classe média brasileira

O Datapopular traz um interessante estudo para quem quer conquistar a classe média com produtos e serviços que realmente se encaixem nas necessidades desta camada da população que já representa mais de 52% da população do Brasil, ou seja, 104 milhões dos 197 milhões de habitantes do Brasil. A pesquisa, divulgada ontem no 1º Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média, em São Paulo, entrevistou 1,8 mil pessoas nas ruas de 57 cidades e 20 mil pela internet.

De acordo com projeções dos pesquisadores, a classe média brasileira será responsável por movimentar recursos da ordem de R$ 665 bilhões na economia brasileira. Com renda mensal familiar entre R$ 1.540 e R$ 2.313, essa classe social tem potencial de consumo de R$ 1,03 trilhão, o que o classificaria como o 18º país do mundo nesse quesito, afirmaram os pesquisadores durante a divulgação do estudo.

O uso da tecnologia e educação financeira são algumas das principais tendências da classe média para os próximos dez anos. O presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, ilustrou cinco tendências brasileiras para 2022 na apresentação:

- - A classe média estará ainda mais escolarizada - os filhos da nova classe estudam cerca de 50% a mais que seus pai. Como consequência, serao mais conscientes de seus direitos, e exigirão cada vez mais dos governos e dos serviços prestados pela iniciativa privada
- - Será mais educada financeiramente pois enquanto seus pais eram empregados domésticos e trabalhadores da construção civil, a nova geração atua como vendedores, operadores de caixa e outras profissões que oferecem maiores salários
- - Por crescerem com esforço pessoal, a meritocracia é uma das cinco principais tendências da nova classe média para 2022
- - Os jovens que compõem a nova classe média de hoje tendem a ser consumidores mais atento ao vivenciar o sofrimento dos pais com endividamento
- - Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, ela passa a participar das decisões financeiras e ele a ficar mais participativo nas tarefas domésticas e mais presente nas relações familiares do que no passado. 

Fonte: Viver Seguro OnLine