De olho nas campanhas publicitárias que chocam ou emocionam para alertar e educar motoristas

Campanhas para eliminar os maus hábitos dos motoristas são muito importantes e frequentemente são premiadas. Recentemente, um grupo japonês elegeu as 40 campanhas mais “tocantes” do mundo.

Entre as eleitas estão as que envolvem os hábitos na direção. Uma delas é a da agência brasileira, Terremoto, feita para a concessionária Ecovias. Na imagem, a reprodução do acidente é feito por meio de tatuagens em conjunto com a ação de um soco.

Uma cidade Russa também se preocupou com o uso do celular na hora da direção. Ela fez uma campanha alertando para o envolvimento de crianças em acidentes de atropelamento durante os feriados. Na cena, um casal olha um mapa de trânsito e conversa ao celular, sem perceber que uma criança está atravessando a rua.

A campanha feita para o governo da Tailândia também está na lista dos eleitos. Ela chama a atenção para os motoristas que dormem ao volante. No detalhe, um olho fechando e um pai com o filho na direção do carro.

A agência Jupiter Drawing, da África do Sul, também promoveu uma campanha interessante, na qual instalava rodas, semelhantes às das cadeiras de rodas em vasos sanitários, para promover a conscientização. Havia também uma placa com os dizeres: “Sente-se e pense nas consequências de dirigir alcoolizado”.

Para reforçar a ideia de um trânsito mais seguro, assista ao emocionante vídeo “Embrace Life”, em português, Abrace a vida. Trata-se de mais uma campanha educativa e pública britânica produzida pela Sussex Safer Roads Partnership (SSRP), uma iniciativa do governo local na área do município histórico de Sussex, na Inglaterra, com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária e reduzir os sinistros nas estradas da região.

Desde o seu lançamento em janeiro de 2010, o anúncio já teve mais de 18 milhões de visualizações no YouTube e já recebeu vários prêmios, incluindo YouTube Ad of the Year, um prêmio de Segurança Rodoviária Prince Michael International, New York International Advertising Awards; um Leão de Bronze no Cannes Advertising Awards internacionais, entre outros.

Fonte: DPVAT