Dicas do Sid: Como cuidar do seu animalzinho de estimação
Hoje é dia de Dicas do SID e o nosso mascote falará sobre como devemos cuidar dos nossos animais de estimação e dará algumas dicas.
O número de pessoas que adotam ou compram um animal vem crescendo progressivamente nos últimos anos. A busca por uma companhia a mais no lar já é comum nas famílias brasileiras. E quando se trata de cuidar desses companheiros de estimação, devemos sempre fazer o melhor para que eles não fiquem estressados ou cansados da nossa presença. 
Existem estudos que comprovam que um simples ato de passar a mão em um bichinho, os batimentos cardíacos e a pressão arterial se normalizam, o que diminui o stress.
O SID separou algumas dicas importantes que todos devem ter ao adquirir um bichinho de estimação, confira:
- Tamanho e espaço: os animais de estimação necessitam de um espaço adequado para o seu determinado porte. Devemos também leva-los para passear e em hipótese alguma deixa-los presos nas coleiras.
- Brinquedos: Alguns objetos fundamentais devem estar sempre presentes, como os brinquedos. E não precisam parecer naturais nem ser coloridos — às vezes, uma bolinha de papel faz mais sucesso do que um objeto caro.
- Levar ao veterinário: Para fazer as vacinações necessárias é uma importante atitude, pois existem doenças sérias que podem ser transmitidas pelos cães. Assim como as pessoas precisam se prevenir das doenças, os animais também precisam de cuidados para não contraí-las.
- Fazer a tosa dos pelos em excesso: Também é um importante cuidado para que o animal fique livre do calor excessivo e de parasitas; e com uma boa aparência. Além disso, suas unhas devem ser cortadas, pelo veterinário, se estiverem muito grandes, pois podem machucar o próprio animal, quando ele se coça.
- Dar banho uma vez por semana e escovar os dentes do bichinho, com pasta de dentes especial, é uma forma de cuidar de sua higiene, assim como cuidamos da limpeza do nosso corpo. O animal também gosta de ser bem tratado, de ficar limpo e cheiroso.
- A alimentação dos animais deve ser adequada para sua espécie. Hoje em dia podemos encontrar rações que eliminam o mau cheiro das fezes, rações mais nutritivas, etc. Além disso, animais devem beber água fresca.
- É importante que os vasilhames de água e comida estejam sempre limpos e que as sobras sejam descartadas, evitando o aparecimento de outros bichos ou de bactérias e fungos. É errado dar alimentação humana para os animais, pois essa pode prejudicar a saúde deles, além de deixar o pelo e os dentes feios.
E lembre-se de dar muito carinho e amor, pois os animais também são vidas!
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.