Diretor Sem Fronteiras debate mobilidade urbana em Florianópolis
Aconteceu nesta terça-feira, dia 04 de setembro, a primeira edição do Diretor Sem Fronteiras em Florianópolis. O programa do SindsegSC que desde o início do ano está levando mais conhecimento para as reuniões de suas Comissões e Grupos de Trabalho debateu o tema “mobilidade urbana” nesta primeira edição na capital catarinense.
Realizado durante a reunião do Grupo de Trabalho de Florianópolis, no Hotel Intercity, esta foi a primeira edição do Diretor Sem Fronteiras com inscrições abertas para todos os profissionais de seguradoras associadas ao SindsegSC. Cerca de 40 presentes debateram junto do Grupo de Trabalho a mobilidade urbana em Florianópolis com o professor e doutor em Filosofia da Engenharia, Roberto de Oliveira. O professor afirmou a importância do maior planejamento urbano nas cidades, e temas como a acessibilidade e o transporte público. “O plano diretor de cada município deveria ser uma carta de princípios que ordena o crescimento”, afirmou o palestrante, que ainda citou como a sustentabilidade pode ter relação com a mobilidade urbana e a acessibilidade, e se relaciona com a própria criação das cidades.

Presidente do SindsegSC, Sr. Paulo Lückmann, apresentando o palestrante Roberto de Oliveira
Para o profissional responsável pelas ações institucionais, de comunicação e relação com o mercado do Grupo de Trabalho de Florianópolis, Sr. Nilton Januário, esta edição do Diretor Sem Fronteiras foi de grande importância para a região da grande Florianópolis e todo o mercado segurador. “Trabalhamos muito com a carteira de automóvel, e a questão da mobilidade urbana é fator fundamental na sinistralidade, afinal, vias mal dimensionadas proporcionam mais acidentes”, afirmou o executivo. Para Nilton, o palestrante Roberto de Oliveira trouxe temas muito importantes, não só sobre a mobilidade urbana, mas também o impacto do urbanismo na mesma.
- Aprendemos que não adianta tratar da mobilidade urbana se não pensarmos também no urbanismo, as cidades precisam ser projetadas para que as pessoas usem o mínimo possível o automóvel-, citou Nilton.
O Presidente do SindsegSC, Sr. Paulo Lückmann, comentou que o tema é de suma importância para o mercado segurador, e que estimular o debate sobre o assunto é ótimo para o setor. “O encontro foi muito relevante para todos os profissionais do mercado presentes; a partir de debates como este que o Grupo de Trabalho se transforma em um multiplicador de conhecimento, passando para os profissionais do setor estas informações, e assim contribuindo com todo o segmento”, citou o Presidente do SindsegSC, que ainda ressaltou como a palestra serviu de alerta para toda a região, sobre a atual situação do trânsito em Florianópolis.
Após a participação do Diretor Sem Fronteiras, a reunião também recebeu a apresentação da empresa prestadora de serviços Brochweld Vistorias, que representada pelo seu diretor Sr. Carlos Luiz Brochweld, mostrou aos presentes o seu trabalho realizado em toda a região Sul do país, como uma das empresas líderes do setor de vistorias veiculares.

Sr. Carlos Luiz Brochweld apresentando a empresa Brochweld Vistorias
Todas as fotos da reunião do Grupo de Trabalho de Florianópolis já estão disponíveis na Galeria de Fotos do portal SindsegSC, clique aqui para conferir.
Sobre o Diretor Sem Fronteiras: É um programa iniciado em 2012 pelo SindsegSC que tem o intuito de trazer mais conhecimento para as reuniões de suas comissões e grupos de trabalho. Neste programa, cada Comissão e Grupo de Trabalho do sindicato tem a opção de convidar um diretor – seja ele ex-diretor, atual ou profissional do mercado -, para participar de uma das suas reuniões e tratar de assuntos determinados que tenham relação com o grupo e com o Mercado de Seguros.
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina