Diretor Sem Fronteiras debateu IFPD em Blumenau

Aconteceu nesta quinta-feira, 02, mais uma edição do programa Diretor Sem Fronteiras, realizado pelo SindsegSC com o objetivo de agregar mais conhecimento às reuniões de seus Grupos de Trabalho e Comissões. Quem recebeu o programa desta vez foi a Comissão Riscos Pessoais, coordenada pela Sra. Andréia Araújo, em reunião realizada na sede do SindsegSC em Blumenau.

Com membros da Comissão e demais profissionais de seguradoras associadas à entidade, esta edição do Diretor Sem Fronteiras contou com a participação do assessor jurídico do SindsegSC e advogado com 48 anos de experiência, Dr. Lodi Sodré. O advogado – que também é professor da Escola Nacional de Seguros – debateu com os presentes temas relacionados ao IFPD (Invalidez Funcional Permanente Total por Doença). Dr. Lodi comentou sobre questões como a maneira com que as seguradoras devem apresentar as diferenças entre as coberturas que se referem à invalidez, e como isto é tratado no meio jurídico. O Judiciário normalmente confunde, e equivocadamente considera a Invalidez Funcional, que é perda das funções necessárias a sobrevivência da pessoa humana (como se alimentar, andar, vestir-se, capacidade de fazer sua higiene pessoal, atividades sexuais e etc. sem a ajuda de outra pessoa), com a Invalidez Laborativa, esta relacionada com a perda da capacidade de desempenhar suas atividades profissionais.

A cobertura de IFPD garante a indenização quando a incapacidade permanente decorrente de doença inviabilize o segurado para o pleno exercício de suas atividades da vida diária, e não em relação a sua atividade profissional. Em resumo é a perda da existência independente do segurado.

 

Para o advogado, é preciso atualizar as definições de invalidez e enfatizar a disseminação destas informações, fazendo com que corretores e consumidores entendam melhor como funciona a cobertura. Dr. Lodi apresentou também diversos exemplos de casos apresentados na Justiça envolvendo estas coberturas, além de questões referentes à pré-existência não declarada.

Entre os participantes a opinião final foi unânime, confirmando o sucesso do programa. Vários presentes ressaltaram o fato de que aprenderam na reunião conhecimentos que com certeza serão levados para a prática do dia a dia, e, consequentemente, para os parceiros do mercado.

Todas as fotos desta edição do Diretor Sem Fronteiras já estão disponíveis na Galeria de Fotos do portal www.sindegsc.org.br. Clique aqui e confira!

Sobre o Diretor Sem Fronteiras: É um programa iniciado em 2012 pelo SindsegSC que tem o intuito de trazer mais conhecimento para as reuniões de suas comissões e grupos de trabalho. Neste programa, cada Comissão e Grupo de Trabalho do sindicato tem a opção de convidar um diretor – seja ele ex-diretor, atual ou profissional do mercado -, para participar de uma das suas reuniões e tratar de assuntos determinados que tenham relação com o grupo e com o Mercado de Seguros.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina