Dirigindo na chuva: cuidados para evitar a aquaplanagem
Encarar a estrada na chuva não é tarefa fácil. A visibilidade fica comprometida e o risco perder o controle do automóvel é grande. Isso ocorre por causa do acúmulo de água nas ruas e rodovias. A camada fina de água sobre a pista, combinada com a alta velocidade, aumenta o risco de o veículo escorregar na pista, o que é chamado de aquaplanagem.
Quando isso ocorre, as rodas podem travar, o motorista perde o controle de direção, o que pode provocar um acidente grave. Reduzir a velocidade durante a chuva é o mais importante a se fazer, já que, quanto mais se corre, maior o acúmulo de água nos sulcos dos pneus, o que diminui a aderência.
Se o carro aquaplanou, o primeiro a fazer é controlar o susto, manter a calma. O motorista deve desacelerar o veículo, manter o volante na trajetória. Se o veículo for equipado com freios ABS, eles podem ser acionados até o carro recuperar a aderência ao asfalto, o que possibilita a retomada do controle de direção. Em hipótese alguma se deve acionar o freio bruscamente. Do contrário, as rodas podem travar. Outra dica é não virar a direção bruscamente, o que pode fazer o carro rodar na pista.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI Brasil – reuniu dicas para o motorista manter o controle na chuva e evitar a aquaplanagem. Uma delas é manter a manutenção do veículo em dia. Também é importante verificar se os pneus estão em boas condições. Os pneus foram desenhados para drenar, mas os sulcos gastos aumentam o risco de acidentes nesta situação. Fazer a calibragem periodicamente também é importante. Pneus murchos podem ser curvar para dentro e aumentar a retenção de água com a pista molhada.
Se estiver dirigindo sob chuva forte, reduza a velocidade em 30% do limite regulamentado na via. Caso precise frear ou acelerar, faça de maneira suave. Mantenha distância segura do veículo à frente. Outra dica é verificar o rastro dos pneus deixado por ele: se eles se fecharem rapidamente é porque há muita água na pista.
Não use o piloto automático, pois, ao reconhecer o acúmulo de água como um atraso, ele vai pedir mais velocidade. O sistema de controle de estabilidade, apesar de utilizar técnicas avançadas de frenagem, não pode impedir a aquaplanagem, portanto, atenção.
Fonte: Radar Nacional
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