Em Florianópolis, passageiros podem carregar bicicletas no ônibus

Desde o mês de outubro, a cidade de Florianópolis (SC) está testando um novo modelo de ônibus que permite ao passageiro carregar bicicletas. Essa iniciativa visa estimular que a população troque o carro pelo transporte público.

O ônibus, que tem capacidade para 150 pessoas e três bicicletas, trafega em uma das maiores linhas da cidade, entre o Centro e o Norte da Ilha, passando pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

O suporte para as bicicletas fica na parte traseira do coletivo. Ela é transportada em pé, com as rodas coladas na traseira do ônibus, em uma posição parecida com a dos bicicletários de prédios. Os passageiros-ciclistas devem entrar pela porta de trás, prender a bicicleta e ir até a frente do ônibus, onde fica o cobrador, para pagar a passagem. Os demais usuários devem embarcar pela porta dianteira.

O veículo está em fase de testes para adequar o sistema de embarque, o tempo que o ônibus precisa ficar parado para que o passageiro suba com a bicicleta e se há o risco do motorista seguir viagem antes da mesma ser presa.

De acordo com o presidente do sindicato das empresas de ônibus, Valdir Gomes, o transporte coletivo em Florianópolis tem 170 linhas e diariamente leva 200 mil passageiros. A capital catarinense tem 433 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e uma frota de 307 mil veículos, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) – média de um veículo para cada 1,4 pessoa.

Fonte: Site da Folha de São Paulo (por equipe DPVAT)